O site de defesa do consumidor Reclame Aqui expandiu sua atuação para os direitos dos cidadãos e criou uma plataforma que coloca um holofote sobre os políticos corruptos. O plug-in para o Google Chrome, chamado “Vigie Aqui”, pinta de roxo os nomes dos políticos que estão respondendo a processos na justiça. A ferramenta funciona em todos os sites da internet, incluindo buscadores, redes sociais e canais proprietários dos políticos e partidos.

A criação é assinada pela Grey Brasil e é uma ferramenta que coleta e organiza as informações oficiais sobre os políticos corruptos. Passando o mouse em cima do nome de cada político, aparecem imediatamente suas pendências.

“Todas essas informações estão disponíveis na web, mas de maneira absolutamente caótica e desordenada, fazendo com que o eleitor não tenha uma noção clara a respeito de quem é quem no panorama político. Esse plug-in é uma bandeira de toda a sociedade civil e uma luta tecnológica contra a corrupção e a impunidade”, acrescenta Rodrigo Jatene, CCO da Grey Brasil.

“Em tempos de passar o Brasil a limpo, com as pessoas indo às ruas protestar, o voto na última eleição municipal já foi diferente, mas ainda é preciso saber melhor quem são os políticos”, afirma Maurício Vargas, CEO do Reclame Aqui.

Em apoio ao programa, a Universidade Pontifícia Católica do Paraná (PUCPR), uma das instituições acadêmicas mais importantes do país, está treinando 20 mil estudantes para rastrear dados oficiais de todos os tribunais e atualizar o banco de informações diariamente. A participação voluntária no programa se tornará uma extensão dos cursos de graduação oferecidos pela instituição, concedendo crédito ao curso.

 “Este projeto não só educa os estudantes universitários brasileiros, mas também promove a prática da cidadania. A consciência política é um passo muito importante para que esses jovens se vejam realmente como cidadãos e compreendam o impacto de suas escolhas sociais”, disse Waldemiro Gremski, decano da PUCPR.