iStock/ crossstudio

O Santander anunciou hoje a decisão de ser o primeiro banco plastic free do país. O projeto prevê inicialmente acabar com o consumo ‘single use’. Atualmente, copos de água, café e garrafas representam 73% do total de plástico utilizado anualmente pela instituição, o que equivale a 207 toneladas.

O compromisso terá início ainda em 2019 pelas áreas administrativas. O objetivo é aplicar a medida em toda a rede de agências e pontos de atendimento do banco até 2020.

Outra meta do Santander é reduzir o impacto da medida para os colaboradores e clientes que frequentam suas instalações. Para isso, o banco irá promover ações de conscientização para abordar o tema e demonstrar os benefícios da substituição do plástico.

O plano foi desenvolvido por 13 profissionais do programa Young Leaders, que elege jovens executivos para passar por um conjunto de treinamentos e endereçar temas estratégicos da organização. De acordo com Karine Bueno, head de Sustentabilidade do Santander Brasil, a eliminação dos plásticos single use é parte de um compromisso mais amplo da organização que já resultou na redução do consumo de água, luz e papel nos últimos anos. “Outra frente em que atuamos é o uso de energia renovável, que já representa 100% do consumo das agências de Minas Gerais e 70% no Rio de Janeiro”, detalha a executiva.