Como a cidade industrial de maior concentração de empresas alemãs no mundo, com exceção das que residem na própria Alemanha, São Paulo tem se fortalecido como polo econômico e cultural da herança germânica. Não à toa, recebe a terceira edição da Oktoberfest com receita 60% superior em relação a 2017, quando o evento chegou a capital paulista.

Segundo Walter Cavalheiro, embaixador oficial da São Paulo Oktoberfest, os números reforçam o interesse crescente das empresas e do público pela cultura alemã. “Criamos uma relevância muito forte no calendário da cidade. Em 2018, tivemos impacto turístico de mais de R$ 40 milhões, mesmo com um cenário de retração econômica. Para este ano, as expectativas são ainda melhores”.

Com apoio de mais de 40 marcas, entre elas, os patrocinadores-máster Aurora, Eisenbahn e Mercedes-Benz, a programação contará com experiências e atividades para toda a família. A Mercado Pago, por exemplo, patrocina a roda-gigante do parque de diversões instalado no Jockey Club. Já a Coca-Cola, patrocina as mesas compartilhadas que têm vista privilegiada do parque e da área de food trucks.

Cerveja oficial da festa, a Eisenbahn trará um “bar secreto” que dará ao visitante a imersão na história dos estilos de cerveja. A marca também promoverá ações de consumo responsável, incentivando as pessoas a deixarem seus veículos em casa. “Para a Eisenbahn, outubro é o mês alemão das boas cervejas. É o momento do ano no qual levamos para o consumidor, tão acostumado ao estilo de cerveja padrão – Pilsen -, oportunidades e ativações para que possa experimentar também diversos outros estilos que compõem o mundo das cervejas artesanais”, destaca Karina Pugliesi, gerente de marketing da Eisenbahn.

Desde 2008, a fabricante também lança a Eisenbahn Oktoberfest. O estilo sazonal está disponível na versão chope durante a São Paulo Oktoberfest, e também na versão em long necks (355ml) nos principais supermercados, empórios e lojas especializadas do Brasil.

Patrocinadora nas três edições, a Aurora também levará ativações e experiências aos consumidores. Em mercados e lojas, por exemplo, fará ações que premiarão o público com ingressos do festival. Já no estande da marca, a brincadeira será o martelo da força, que distribuirá brindes aos mais fortes. A São Paulo Oktoberfest será realizada de quinta a domingo, até o dia 6 de outubro.