A montadora alemã Volkswagen, há 56 anos na carteira de negócios da AlmapBBDO, inicia nesta quarta-feira (24) as análises das propostas das agências convidadas para participar do processo seletivo para identificar uma agência de publicidade. As holdings WPP, de origem inglesa, disputa o negócio com as marcas Y&R e Ogilvy  & Mather. A norte-americana participa do escrutínio com a AlmapBBDO e a DM9DDB. A rede DDB coordena a conta global do anunciante que investiu no ano passado cerca de R$ 784 milhões no Brasil, segundo o ranking de investimentos brutos em mídia do Kantar Ibope Media. O processo de apresentações deve ter a duração de duas semanas.

Uma das agências escaladas para apresentar suas credenciais, a Y&R, sofreu um revés nesta segunda-feira (22). Segundo fonte do PROPMARK,  parte da apresentação produzida pela equipe multidisciplinar da agência foi apagada dos computadores.  Não se sabe ainda se de forma involuntária ou por sabotagem. Há uma investigação interna em curso desde que foi detectado o problema em 14 máquinas da agência. A informação é confirmada por fonte relevante do Grupo Newcomm de Comunicação. O cerne do projeto está na memória dos idealizadores, mas vai gerar um grande trabalho de reconstrução.

A Y&R, no entanto, nega sabotagem e esclarece que teve uma queda temporária do sistema operacional, em função dos constantes upgrades promovidos pela área de tecnologia da agência. 

“Tão logo a falha técnica foi identificada, a conexão da rede voltou ao normal. Esta ocorrência não danificou arquivos e tampouco tivemos perdas de dados. E, mesmo se isso tivesse ocorrido, a Y&R – assim como todas as operações da WPP – conta com rígidos sistemas de segurança que asseguram backup em tempo recorde”, informa o comunicado da agência.

Atualização às 11h30