A história da Rede Globo, que completa 45 anos no próximo dia 26, é motivo de análise sob vários aspectos. Foco de críticas e elogios, o fato é que o crescimento da TV Globo e a realidade sociopolítica e econômica criaram no País uma cultura televisiva de informação e entretenimento das mais fortes no mundo, influenciando a vida e o comportamento dos brasileiros.
Hoje, o sinal aberto da TV Globo alcança 98,44% do território nacional. A poderosa emissora da família Marinho é referência mundial, graças ao seu padrão de qualidade, que a colocou no patamar em que está hoje. A TV aberta no Brasil detém 60% do investimento publicitário total, o que representa aproximadamente R$ 14 bilhões. A estimativa no mercado é que só a TV Globo fatura mais de R$ 7 bilhões. A líder no mercado de TV aberta exibe mais de 16 milhões de comerciais por ano.
“Surgida em meio a períodos políticos obscuros, a Globo sempre foi comentada como uma participante importante da realidade nacional, tanto pelos seus maiores admiradores como pelos maiores críticos”, avalia o professor Luiz Fernando Garcia, diretor nacional do curso de graduação em comunicação social da ESPM.
Para o especialista, não é demais afirmar que a Globo foi uma das impulsionadoras da alta qualidade de produção de conteúdos, particularmente telenovelas, jornalismo e entretenimento, e responsável por transformá-los em oportunidades comerciais diferenciadas. “Para muitos do mercado, as propostas mercadológicas da Rede Globo são benchmarking obrigatório. E isto ultrapassou fronteiras, particularmente na América Latina e parte da Europa”, diz Garcia.
Entre vários exemplos de novelas e programas da TV Globo que lançaram moda, influenciaram comportamentos e ditaram tendências, o reality show “Big Brother Brasil”, programa de maior audiência da TV brasileira, é um deles. “A TV, e particularmente a Globo, já foi considerada fator estratégico de união nacional, propondo certa uniformização de uma agenda de interesses e até mesmo sotaques nacionais. Assistir TV e assistir à TV Globo em sinal aberto, apesar de toda a oferta de alternativas abertas e fechadas, ainda são praticamente sinônimos em muitos momentos”, compara o professor da ESPM.
Garcia também reconhece o mérito da TV Globo ao entender a tendência de pulverização de audiências e rapidamente se posicionar com novas alternativas, que não o sinal aberto. “A Globo também soube participar dos esforços de implantação e ocupação de espaços na oferta de canais por assinatura, e simultaneamente na oferta de produtos editoriais diferenciados, como DVDs de suas minisséries e produções. E mais: abriu sua competência buscando avançar também na oferta do mundo online, experimentando passos de integração de mídias e dos produtos correlatos”, pontua o especialista.
Para o professor, o grande desafio dos gestores da Rede Globo é a construção de uma nova base de negócios, alicerçada em estratégias que atendam às diferentes expectativas da atual audiência multimídia. “Uma base que explore ao máximo a forte imagem já conquistada, mas consiga ao longo do tempo repensar e propor alternativas de acesso a conteúdos e entretenimento para tantos, novos e cada vez mais complexos perfis de pessoas”, observa Garcia.
Para comemorar seus 45 anos, a Rede Globo estreia neste domingo (18) dois filmes em que artistas, jornalistas e apresentadores da emissora falam o que desejam para o telespectador. A campanha foi preparada pela Central Globo de Comunicação. “É a renovação dos compromissos que fazem da Globo uma televisão líder e sempre de olho no futuro”, falou Luis Erlanger, diretor da Central Globo de Comunicação.
Recorde
A requisição de um canal de televisão para a Rádio Globo foi feita e aprovada em 1951, mas só em 1965 a nova emissora de televisão carioca entraria no ar. Mas do início promissor da TV Globo para o cenário da época, a emissora que começou como um sonho do empresário Roberto Marinho, que tinha mais de 60 anos na ocasião da sua fundação, virou uma das maiores redes de televisão mundial.
Hoje, a Globo chega a 98,44% do território nacional, atingindo 5.564 municípios e 99,50% da população. A Rede Globo é formada por 122 emissoras, 117 delas afiliadas, que levam a programação a mais de 183 milhões de brasileiros. E mais. Segundo o diretor geral Octavio Florisbal, a Globo é a televisão privada de maior audiência no mundo ocidental.
A cada ano, a Globo produz mais de 4,5 mil horas de jornalismo e entretenimento. Aproximadamente 90% da programação da Globo é produção própria, o que transformou a emissora na principal geradora de emprego para artistas, autores, jornalistas, produtores e técnicos. Entre 2002 e 2007, o investimento em treinamento de profissionais e desenvolvimento chegou a quase R$ 19 milhões. Foram mais de 1.500 profissionais formados nas oficinas internas de recursos artísticos, jornalismo, produção e engenharia. Eles estão à frente das 2.500 horas anuais de novela e programas, recorde mundial de teledramaturgia, além das mais de 1.800 horas anuais de telejornalismo.
E na área comercial os números não são diferentes. Nos intervalos comerciais da emissora, são veiculados a cada ano mais de 16 milhões de comerciais, atendendo a mais de seis mil agências. A área está a cargo da Direção Geral de Comercialização (DGC). Ela atende, num período de dois anos, uma média de 50 mil clientes ativos.
Cerca de 40 mil clientes investem em TV por meio das afiliadas da Globo a cada ano. Segundo dados do site da Rede Globo, a consultoria McKinsey, ao estabelecer padrões de atuação de áreas comerciais de televisão, não identificou outra emissora no mundo que apresentasse padrões de excelência e qualidade superiores aos da DCG. Em seu portfólio, a DCG tem mais de 50 formatos comerciais.
Projac
A Central Globo de Produção (CGP) foi inaugurada em outubro de 1995 e hoje é o maior centro de produção da América Latina. O Projac, local onde a CGP está instalada, ocupa 1,65 milhão de metros quadrados em Jacarepaguá, zona oeste do Rio. São 137 mil metros quadrados de área construída, com três cidades cenográficas totalizando 160 mil metros quadrados. O Projac tem 32 unidades portáteis de produção para gravação das cenas; salas de controle de estúdio, com 26 câmeras; um prédio de arquivo de fitas automatizado e robotizado, com 250 mil cópias; dez estúdios acusticamente tratados, com 8 mil metros quadrados, e avançados recursos de iluminação. Os quatro estúdios dedicados à produção de novelas já disponibilizam tecnologia para gravação HDTV. O acervo de figurinos da CGP também é grandioso: são 56 mil peças e 87 mil itens.
Internacional
A atuação internacional da TV Globo começou em 1973 quando a minissérie “O Bem Amado”, de Dias Gomes, foi exportada para o Uruguai. Desde então, esta operação se expandiu e hoje a Globo TV International distribui programas para mais de 130 países. No catálogo oferecido, estão mais de 300 títulos de dramaturgia.
Em 2007, mais de 25 mil horas de programação foram licenciadas para mais de 50 países, traduzidas para 24 idiomas diferentes, alcançando uma audiência média de 100 milhões de telespectadores todos os dias.
A Globo também lançou em 1999 a TV Globo Internacional, o primeiro canal brasileiro a ser transmitido ao exterior via satélite, cabo e IPTV, com qualidade digital, 24 horas por dia. A TV Globo Internacional tem mais de 500 mil assinantes premium ao redor do mundo, em 114 países nos cinco continentes.
Emissora diversificou negócios
Além da televisão, a Globo tem outras quatro divisões de negócios. A Globo Marcas foi criada em 2000 para trabalhar as marcas da Rede Globo para licenciamento de produtos e serviços. Desde o seu lançamento, já foram licenciados mais de 1.500 itens em diversas categorias. Hoje a Globo Marcas tem um acervo de 147 títulos diferentes de DVDs, além de 90 títulos de livros lançados com conteúdos da TV Globo.
Já a Globo Filmes foi criada em 1998, como braço cinematográfico da TV Globo, com o objetivo de produzir obras de qualidade e valor artístico, valorizar a cultura nacional, fortalecer a indústria audiovisual brasileira, atrair novos talentos e aumentar a sinergia entre o cinema e a televisão. Entre os lançamentos da Globo Filmes estão sucessos estrondosos do cinema nacional como “Se Eu Fosse Você”, “Cidade de Deus” e “Dois Filhos de Francisco”.
Na internet, a Rede Globo está presente com o Globo.com, portal responsável pela distribuição do conteúdo das Organizações Globo. Ele também auxilia as empresas na oferta de seu conteúdo via celular. O Globo.com inclui aproximadamente 350 sites de parceiros e afiliadas da TV Globo. A ideia é construir o relacionamento entre as marcas das Organizações Globo e seus consumidores através da internet.
A Globo ainda atua na área fonográfica, por meio da Som Livre. A gravadora nasceu por conta das novelas, mas ampliou a sua atuação. Desde 1971, quando surgiu com o objetivo de comercializar trilhas sonoras dos folhetins da TV Globo, a Som Livre cresceu até se transformar em uma gigante da indústria fonográfica. Entre os artistas que gravaram pela Som Livre estão Tim Maia, Rita Lee, Barão Vermelho, Cazuza, Luiz Melodia, Elis Regina, Moraes Moreira, Djavan e Novos Baianos.
Com a energia que consome, a emissora abasteceria uma cidade de 240 mil habitantes. Se concentrasse num só lugar toda a área construída para sua operação no Rio e
A logística da Globo é composta por oito almoxarifados, com 17.802 itens em estoque e 49 mil equipamentos e acessórios armazenados, incluindo aí material de engenharia de televisão e cenografia. Ainda passam pelo sistema de armazenamento 47 mil itens de estoque e 214 mil equipamentos e acessórios mensais.
O arquivo de mídia merece destaque, afinal, armazena a programação de 45 anos da Globo. Responsável pela preservação do acervo da emissora, o prédio climatizado onde estão guardados os documentos eletrônicos tem dois robôs automáticos de 11 metros de altura e 40 metros de profundidade. O arquivo tem capacidade para abrigar 350 mil fitas. Por mês, pelo menos 80 mil delas entram e saem do arquivo. A Globo ainda faz a reutização de cerca de 70% das fitas, gerando economia de mais de R$ 5,6 milhões por ano.
por Teresa Levin e Kelly Dores