Aos 50, Nissin quer se mostrar moderna
Quais as novidades da Nissin-Ajinomoto para este ano?
A companhia está sempre em busca de novidades que agradem o consumidor da marca. No começo no ano, por exemplo, lançamos um sabor comemorativo de 50 anos de Nissin Miojo no Brasil, o frango assado com toque de limão.
A empresa lançou campanha para divulgar esta variante?
Focamos mais em realizar degustação nos pontos de venda. Mas também fizemos uma ação com a apresentadora Chris Flores. Ela fez uma aula-show, no Extra Morumbi (SP), na qual os clientes da loja puderam degustar o novo sabor em seu preparo original e também incrementado. Na ocasião, o consumidor que comprava o novo produto ganhava um presente. Além disso, foram realizadas 40 ações de degustação em diversos pontos de venda para divulgar o novo sabor. A ideia era presentear os consumidores, divulgar o novo produto, mas também mostrar que era possível incrementar o macarrão instantâneo criando uma receita diferente.
Quais as outras iniciativas da empresa para comemorar estes 50 anos?
Além deste lançamento, todos os produtos da marca terão embalagem comemorativa. Este mês também iniciaremos uma grande promoção com o sorteio de 50 prêmios diários no valor de R$ 5 mil, cinco automóveis zero quilômetro e um Nissin Miojo Lámen de ouro, no valor de R$ 100 mil.
Qual será a mecânica da promoção comemorativa?
É bastante simples. O consumidor só precisa cadastrar as embalagens comemorativas no site da promoção e concorrer aos prêmios no sorteio que será feito pela loterial federal.
Haverá campanha?
Para divulgar a ação, vamos ter uma campanha, assinada pela F/Nazca Saatchi & Saatchi, que reforça o conceito de bodas de ouro, por conta dos 50 anos da marca. A iniciativa engloba filme para TV, digital e hotsite. Também teremos material de ponto de venda, que foi idealizado e produzido pela A.Senses. A ideia é dar grande visibilidade à promoção, por isso, o foco principal será o impacto da premiação. As peças foram produzidas de tal forma que o consumidor terá a impressão de ver uma montanha de ouro. Os PDVs estarão vestidos com materiais alusivos à campanha, convidando o consumidor a participar.
A empresa vai realizar outras ações para comemorar o cinquentenário?
Teremos outras iniciativas importantes, sempre tendo como foco o consumidor, que é o nosso principal ativo. Além do novo sabor e da promoção, faremos encontros de relacionamento com consumidores cadastrados no CRM da companhia. Nessas ocasiões apresentaremos as novidades da empresa e mostraremos diferentes maneiras de preparar nossos produtos, possibilitando que o consumidor conheça de perto sua marca favorita. No segundo semestre, teremos outra campanha, que terá o produto Nissin Lámen como destaque, mas deve começar a ser veiculada em setembro.
Quanto a empresa está investindo na ação?
Não podemos revelar números, mas o que podemos dizer é que nosso investimento aumentou 10%, em relação ao ano passado, por conta dos 50 anos da empresa.
Como a empresa vem trabalhando no digital?
Temos aumentado nossa presença das redes sociais, principalmente com o Cup Noodles, que tem um apelo mais jovem e precisa dessa comunicação mais próxima, mas atuamos também no Facebook e no Twitter com as outras marcas. Além disso, reformulamos nosso site, que está com novo layout para facilitar a navegação e para que se encontre rapidamente o que se procura, como receitas e dicas gastronômicas. A proposta é deixar o consumidor cada vez mais familiarizado com as novidades da marca, proporcionando maior interação. Queremos também mostrar que a marca é moderna, atuante, sempre oferecendo novas ferramentas e possibilidades.
Haverá algum outro lançamento de produto este ano?
Sim. Também teremos uma nova variante de Cup Noodles sabor calabresa, que tem como principal target o consumidor que busca praticidade, com uma comida que pode ser consumida em qualquer lugar.
Qual o target principal do Cup Noodles?
O público-alvo é na sua maioria jovem, de 18 a 24 anos, homens e mulheres.
Os demais produtos da companhia têm um target específico?
Na verdade, os outros produtos da Nissin são feitos para toda a família, mas são comprados mais pela dona de casa e consumidos bastante por crianças.
Qual balanço é possível fazer destes 50 anos de empresa?
Quando começamos, inauguramos uma categoria de macarrão instantâneo no Brasil, não havia nenhuma empresa trabalhando no segmento, hoje o cenário é bem diferente, são muitas empresas e o mercado cresceu bastante, mas a marca continua forte e sendo a preferida dos brasileiros, com constantes inovações e campanhas marcantes.
Quais as principais ações já realizadas pela marca?
Quando a empresa fez 40 anos, por exemplo, Luciano Huck e Angélica protagonizaram a campanha. No filme, a apresentadora preparava um miojo para o marido, que elogiava o prato caprichado e dizia: “Já dá pra casar, hein!?”. Brava, Angélica respondia: “A gente já casou, esqueceu?”. No final aparecia a assinatura: “Nissin Lámen. O verdadeiro Miojo, há 40 anos no Brasil”. Também tivemos outras campanhas importantes: “Tempo congelado”, em 2007; “Contagem”, em 2008; “Contém história”, em 2011; e “Bang Bang”, em 2013. Além disso, tivemos iniciativas como o lançamento do livro “Meu Miojo. Receitas e histórias”, em 2012, e o projeto “Escola de culinária mais rápida do mundo”, realizado em 2013.
A Nissin é líder neste segmento?
Sim, com market share de 4,4%.
Qual é a penetração desse mercado no Brasil?
A penetração é bastante alta, 92% dos lares brasileiros consomem macarrão instantâneo. Por ano, são vendidas 2,4 bilhões de unidades, um número bastante expressivo. O Brasil é o décimo maior mercado do mundo. O primeiro é a China. Outro dado relevante é que os lares brasileiros consomem em média 40 pacotes de macarrão instantâneo por ano, sendo mais da metade da marca Nissin-Ajinomoto.
Com essa penetração, ainda há espaço para crescer?
Aumentar a penetração é mais complicado, porque a categoria já está presente na quase totalidade dos lares brasileiros, mas aumentar participação e volume de vendas é sempre possível, já que hoje o mercado é bem diferente de quando começamos, a concorrência é bem maior.Hoje são quantas empresas atuando neste segmento?
Temos 125 concorrentes, sendo três nacionais (Maggi, Renata e Adria) e os demais de pequeno porte, que atuam mais regionalmente e estão localizados nas regiões Norte e Nordeste.
Quais foram as primeiras variantes do produto?
As primeiras unidades do macarrão instantâneo foram produzidas em 1965, nos sabores galinha e carne. Em 1975, foi lançado o sabor galinha caipira, o produto mais vendido da linha. Depois, optamos por expandir a categoria, focando em novos targets. Lançamos a linha Turma da Mônica, que é um grande sucesso entre as crianças desde 1984. De lá para cá, outros 22 sabores passaram a fazer parte do portfólio, incluindo Talharin, cremoso, yakissoba, entre outros. Hoje o Nissin Miojo Lámen está disponível em nove sabores: galinha caipira, carne, galinha, picanha, legumes, carne com tomate, bacon, caldo de feijão e camarão.
Qual o objetivo de crescimento para este ano?
Apesar de não ser um ano fácil, com um cenário econômico nada favorável, nosso objetivo é crescer 5%. Claro que não é o resultado que gostaríamos de obter, mas já é um desafio, visto que a indústria alimentícia também vem sofrendo o impacto da desaceleração, mas a Nissin vem conseguindo manter seus números e não ser afetada pela crise, que tem prejudicado muitos setores.
Como a empresa pretende alcançar esse objetivo?
Uma das metas é aumentar a capacidade produtiva com investimentos em suas unidades fabris para oferecer aos consumidores brasileiros um produto cada vez mais próximo das suas necessidades. Hoje, são dez linhas de produção, com fábrica em Ibiúna (SP) e Glória do Goiatá (PE).