Aos 50, propmark exalta a inovação

O fogo, a roda, a bússola, a impressão, a anestesia, os antibióticos, a internet, o email ou o smartphone… A história da humanidade está cercada de invenções, ideias, apostas ou descobertas que conseguiram transformar – para melhor – situações diversas que sempre ficarão associadas ao poder de uma palavra que sintetiza avanço, inteligência, competitividade e criatividade: inovação.

A edição especial comemora os 50 anos do propmark com uma homenagem à inovação. Ela, a inovação, tem sido uma das principais características do mercado de comunicação no Brasil e em qualquer lugar do mundo, e tornou-se o referencial para todas as estratégias associadas ao lançamento de produtos ou serviços. Ela é também o ponto de partida para as múltiplas possibilidades de contato com o consumidor e, fundamentalmente, para todos os processos de trabalho envolvendo marcas e mídia.

Há 50 anos, quando o propmark surgiu, por meio da coluna Asterisco, publicada pela primeira vez no dia 21 de maio de 1965, como “Asterístico”, o mercado de comunicação vivenciava diversas formas de inovação. Uma das mais marcantes se dava por meio da crescente influência social da televisão, que havia chegado ao país em 1950 e em abril de 1965, praticamente um mês antes do surgimento da coluna que deu origem ao propmark, ganhava um importante player com o lançamento da TV Globo. Com a Globo e outras marcas que se fortaleceram na mídia brasileira, entre elas SBT, Record, Band e RedeTV!, a televisão mostra permanentes ares de inovação, que estão na programação das emissoras abertas, na multiplicação dos canais a cabo e nas alternativas via streaming.

Também naquela época, formatos inovadores para chamar a atenção do consumidor eram vistos nas emissoras de rádio, em placas de outdoor e em páginas de jornais e revistas. A inovação igualmente marcou a trajetória de todos esses meios que consolidam o Brasil em uma notável posição mundial quando se fala em qualidade de mídia.

Nessas últimas cinco décadas, a comunicação tem apresentado uma série de transformações tecnológicas e conceituais pautadas pela inovação. A principal delas, sem dúvida, está diretamente associada à internet, lançada em 1969, que trouxe uma sequência de fatos revolucionários para a transmissão de dados, para os sistemas de informação e para a geração de conteúdo.

Mesmo que a realidade brasileira, por dificuldades para o desenvolvimento econômico, acadêmico e científico, não permita que o país se destaque nos estudos globais sobre inovação, o panorama mercadológico de todos os segmentos de consumo refletem avanços de estratégias inovadoras. A inovação mostra sua influência na grande maioria das categorias de produtos ou serviços, desde alimentos a automóveis, passando por medicamentos, bancos, telecomunicações ou viagens.
É ainda a partir dos princípios de inovação que as atividades publicitárias e de todas as outras disciplinas ligadas ao marketing se fortaleceram nesses últimos 50 anos.

Todas inovaram através do aprimoramento de regras comerciais e da consolidação do papel de associações de classe que unem seus esforços e objetivos comuns para incrementar o poder da comunicação.

Na edição especial de aniversário, o propmark faz um passeio pela própria história e pelos caminhos da inovação. Além de matérias especiais, o jornal reuniu 50 convidados para escrever suas opiniões sobre o que é inovação e outros 50 para mostrar ideias visuais de 50 exemplos de inovação, definidos a partir de indicações de dois professores da Universidade de Stanford. São avaliações sobre os dias atuais e sobre os últimos 50 anos. A proposta é simplesmente ressaltar o quão essencial a inovação é para o desenvolvimento do mercado.

Tão essencial e importante quanto você, caro leitor, que acompanha a história do propmark.