A ACSP (Associação Comercial de São Paulo) divulga os resultados de uma pesquisa de mapeamento da internet, realizada entre o final de 2009 e o início deste ano,
As ações online mais utilizadas pelas instituições são, respectivamente, links patrocinados em sites de buscas, banners eletrônicos e e-mail marketing. Apesar de crescente, a propaganda em redes sociais como Twitter, Facebook e Orkut ainda está no final da tabela, composta também por divulgação de artigos em sites e blogs especializados e cadastramento de palavras-chave.
Como ponto negativo para as agências, o levantamento aponta que a maioria das peças e da estratégia de comunicação online das empresas é elaborada internamente. O motivo, na visão dos entrevistados, é a otimização de custos e a economia de tempo. Do total, 74% tem produção caseira, 8% através de consultoria, 8% por agências de publicidade, 8% pelas mãos dos próprios sócios e proprietários e 2% por empresas terceirizadas.
Responderam em nome das 500 empresas participantes do estudo, dos segmentos de indústria, construção, serviços, varejo, atacado e financeiro, donos e proprietários (47%), gerentes (45%) e diretores (8%).