Apesar dos pesares
Agora é fato comprovado. Os jornais cresceram em 2019. Três dos cinco maiores do país subiram, apesar dos pesares. Quem afirma é o IVC (Instituto Verificador de Comunicação). Folha de S.Paulo, O Globo e o mineiro Super Notícia fizeram o meio respirar aliviado. A Folha lidera e o setor comemora. Em um momento cujos números eram desalentadores, faz sentido ficar feliz. Os constantes ataques à imprensa de um modo geral e em particular aos jornais são preocupantes. Por sorte, os eleitores têm respondido aos ataques, assinando os veículos. É uma prova de que estão de volta, mesmo que seja aos poucos, mas já representa alguma coisa. É bom para o país e bom para os negócios ver o retorno dos leitores.
Líder no setor, a Folha registrou uma média mensal de 328.438 exemplares, de acordo com o IVC. O número representa um aumento de 6,4% na comparação com a circulação registrada pelo jornal no ano anterior. Para esse cálculo, o IVC considera a soma dos dados de circulação impressa com os de circulação digital.
Segundo no ranking, O Globo apontou aumento de 7,2% na circulação geral, em comparação com 2018, alcançando 323.172 exemplares. O Super Notícia, de Minas Gerais, também ampliou sua circulação em 2019, alcançando média de 193.105 (3,1% superior à registrada em 2018). Os números são animadores e apontam que os veículos colhem frutos dos investimentos que fizeram até aqui. Começam a colocar a cabeça para fora. A Folha, por exemplo, fez um superdesconto para professores que assinassem o jornal. Isso ajudou a impulsionar o veículo, o que não é pouco em um país aparentemente desanimado. E não foram só os três jornais que se destacaram, segundo o IVC. O Estadão também. Muito embora registre ligeira queda de 0,8% na média geral de circulação em 2018, o veículo também cresceu quando se analisa somente a parte de assinaturas digitais. Nesse meio, o jornal viu sua circulação subir 5,5% em 2019 na comparação com o ano anterior.
Os esforços para conquistar novos e manter os leitores que já tem também passam por iniciativas que tentam elevar a qualidade da informação. Em dezembro de 2019, por exemplo, foi realizada a segunda edição do Google News Initiative Summit Brasil, evento anual do Google que promove inovação no mercado jornalístico. Estiveram presentes mais de 20 veículos e projetos relacionados ao ecossistema noticioso brasileiro, o que prova preocupação e vontade de melhorar a entrega. A proposta do Summit é mostrar iniciativas que estão sendo desenvolvidas em diferentes regiões do Brasil, com diversos tamanhos de operação, através do apoio do Google News Initiative. O GNI é desenvolvido globalmente pelo Google para elevar e fortalecer o jornalismo de qualidade.
Entre os principais veículos que apresentaram resultados de suas experimentações estiveram a Folha, UOL, MyNews, O Globo, Estadão, Nexo e Diários Associados. Para Luiz Henrique Matos, diretor de parcerias globais do Google Brasil, o encontro é uma chance de fazer com que casos de sucesso possam ser absorvidos pelo setor. E não é só a grande imprensa, dos grandes centros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília, que importa para tal iniciativa. É importante também para a imprensa local. “Queremos dar base para que jornalistas e pessoas da mídia trabalhem com segurança e perspectiva de futuro. Para que o profissional que se forma em determina região continue por lá e, claro, fazendo jornalismo de qualidade”.