Apex-Brasil reúne produtores para Warm-up Annecy
O Brasil é o homenageado, deste ano, no Festival Internacional de Filmes de Animação de Annecy, realizado na cidade francesa entre os dias 11 e 16 de junho. E para apresentar a participação do país no evento a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos) realizou, nesta terça (22), o Warm-up Annecy, que reuniu representantes do mercado audiovisual local. O evento contou com a presença de representantes da Brazilian Content, Brasil Music Exchange, Cinema do Brasil e FilmBrazil.
Entre as atrações na França, estará uma exposição, organizada pela ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação), que conta a história do centenário da animação no Brasil. “Antes Annecy não selecionava trabalho brasielros, muito menos os premiava. De repente, estamos conseguindo uma porção de prêmios. Essa exposição veio para mostrar o que aconteceu ao longo destes 100 anos. Foi um trabalho cruel selecionar um número reduzido de pessoas, mas são profisionais representativos”, conta Andres Lieben, um dos conselheiros da entidade.
Premiação
O Brasil tem três concorrentes na categoria Commissionned Films (publicidade), todos eles da Vetor Zero: “A Troca”, “Day One Sunshine” (coprodução com os Estados Unidos) e “Leica Everytihing in Black and White”.
Confira a lista completa dos concorrentes:
Short Films
– Guaxuma, de Nara Normande, coprodução Brasil/França
Short Films off-Limits
– Garoto transcodifiocado a partir de fosfeno, de Rodrigo Faustini
Feature Films
– Tito e os pássaros, de Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar e André Catoto Dias
TV Films
– Angeli the Killer Delírios de um Amor Louco, de Cesar Cabral
– Irmão do Jorel Eject Especial, de Juliano Enrico
Commissionned Films
– A troca, de Mateus de Paula Santos (para a ONG Instituto Socioambiental)
https://www.youtube.com/embed/DL5b_jP1VjM
– Day One Sunshine, direção Guilherme Marcondes
https://www.youtube.com/embed/1L6HB97lbrQ
– Leica Enerything in Black and White, de Mateus de Paula Santos
https://youtube.com/watch?v=VzcC6J9XIhY
Divulgação
A F/Nazca assina a campanha de divulgação da presença do Brasil no festival, com produção de imagem da Vetor Zero e trilha da satélite.
“A gente aparece muito pouco como Apex-Brasil. Nossa missão é divulgar as empresas brasileiras de audiovisual”, explica Pricila Caied, coordenadora de marketing da agência de promoção.
O lançamento oficial da campanha será no dia 2 de junho. O filme “100 anos em 100 segundos” resgata a história da animação nacional. A campanha ainda contempla 100 pôsteres que representam as diferentes fases da animação no país, além de painel na entrada do teatro, shuttles adesivados, mobiliário urbano e 3 mil mapas do evento.