A Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) renovou seu contrato com os programas FilmBrazil, da Apro (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais); e Cinema do Brasil, do Sinaesp (Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo); para o biênio 2011/2012. O acordo prevê um fomento de R$ 2,4 milhões e R$ 4 milhões, respectivamente – valores que correspondem a 50% do total de cada um dos projetos para o período.

A entidade reforçou, durante reunião realizada nesta quinta-feira (26), o desejo de desenvolver maior sinergia entre FilmBrazil e Cinema do Brasil no fortalecimento da imagem do Brasil no exterior. “Queremos assumir uma posição mais estratégica diante do cenário internacional, reforçando atributos como tecnologia e finalização e alavancando a cadeia como um todo”, destacou Rogério Bellini, diretor da Apex-Brasil.

A agência de fomento ressaltou também a integração dos projetos com outros elementos da chamada “economia criativa”. No lounge que a FilmBrazil terá no Cannes Lions 2011, por exemplo, haverá um desfile de moda praia, além de frutas e espumantes nacionais para degustação. “Vamos levar outros produtos para complementar a imagem do Brasil”, explicou Bellini.

Iniciativas como essas reforçam o novo posicionamento da FilmBrazil, programa direcionado à produção de publicidade, que lançará o conceito “Prêt-à-filmer”, com a ideia de que o Brasil pode oferecer tudo em produção, ou seja, é um polo de produção completo. A nova ação chega em boa hora, quando o País registra queda na área de serviços de produção, consequência do câmbio.

Para Paulo Henrique Miranda, gerente executivo da FilmBrazil, o novo momento e o planejamento desenvolvido para os próximos indicam um fortalecimento da indústria de produção. “Não somos um setor de serviços de produção. Hoje, somos um pólo de produção com estrutura. Essa é uma visão que promulga contatos, visibilidade e fortalecimento da marca da produção brasileira”, afirmou.

Produção cinematográfica

O Cinema do Brasil, representado André Sturm, diretor do projeto, apresentou os dados da última edição de Festival de Cannes de cinema, comemorando a presença do filme “Trabalhar cansa” e “Abismo prateado” no evento, bem como distribuição internacional dos trabalhos após o festival. “O programa permitiu a internacionalização do cinema como nunca antes e deu visibilidade tanto aos produtores quanto ao cinema nacional. Antes quando tínhamos um filme em mostra internacional, era matéria de destaque dos jornais”, disse.

por Marcos Bonfim