Renato Pereira deixa a Globo após 31 anos de empresa

Renato Pereira (centro) com Rafael Urenha e Eduardo Simon na festa Profissionais do Ano (Créditos: Alê Oliveira)

O executivo Renato Pereira foi comunicado na manhã desta quarta-feira (25) pela Rede Globo do seu desligamento do grupo. Ele ocupava desde 2017 a diretoria de relações com o mercado, que abrange os ambientes ético e regulatório; participação no Cenp e Conar; relações empresariais (agências e anunciantes) e organização de eventos como o Profissionais do Ano.

A decisão, de acordo com Pereira, tem a ver com a mudança de configuração da empresa que está empenhada em consolidar o projeto Uma Só Globo que envolve a integração com a Globosat, Som Livre, G1 e Globo.com, por exemplo. Há uma aceleração do processo em andamento, que vai permear oferta de pacotes com todas as plataformas de mídia do Grupo Globo.

Pereira ingressou na Globo em 1988 na área comercial. Há cerca de dois anos, com a saída de Gilberto Leifert, passou para a posição de diretor de relações com o mercado. “Fui pego de surpresa. Não esperava isso”, ele afirmou. “Foram 31 anos. Acho que o melhor da minha passagem pela Globo foi cuidar do mercado publicitário. Ou seja, dar atenção ao desenvolvimento do mercado. Com todas as ferramentas disponíveis e cuidado com o espaço regulatório. Tenho orgulho de ter participado da valorização da atividade publicitária”, ele acrescentou.