Após anos afastado do mercado, Ruy Lindenberg se associa à Mar
Renato Loes anunciou novo sócio na Mar Comunicação, após a saída de Jader Rossetto: é Ruy Lindenberg, que assume a vice-presidência de criação, e com quem Loes trabalhou entre 1995 e 1997, na Y&R; e de 2002 a 2011, na Leo Burnett. Loes montou a Mar em 2015 e Lindenberg deixou a Leo Burnett em 2013, e de lá para cá realizou uma série de projetos independentes e como freelancer.
Ambos viveram a “era Mad Men” da publicidade, atuaram boa parte desse tempo em multinacionais, ganharam experiência, capacidade de observação e análise e hoje acreditam em um modelo que, independentemente de todas as tecnologias e mudanças que ocorreram e vêm ocorrendo, prioriza a comunicação de qualidade e a proximidade com os clientes. Estes são valores imutáveis, segundo a dupla.
Renato Loes e Ruy Lindenberg: “Nosso objetivo é entender em que e como a comunicação pode impactar o negócio dos anunciantes”
“Nosso objetivo é entender em que e como a comunicação pode impactar o negócio dos anunciantes. Há uma safra nova de anunciantes, estreantes, que não entram para ‘fazer propaganda’. Eles buscam a comunicação como ferramenta de crescimento; e com as agências, uma relação transparente, clara”, diz Loes.
O modelo da agência, fruto da vivência de ambos, conta com cerca de 22 profissionais de perfil multidisciplinar trabalhando de forma integrada, atendendo a clientes como Giraffas, NuBank, Zorba, Hanes, DMCard, UseBens Seguradora e e-lens, entre outros.
“Nós acreditamos que a comunicação, diferentemente do que ocorria dez anos atrás, é vital para as empresas. Negócios e marcas vivem ou morrem através da comunicação, também. Empresas grandes, tradicionais, e também as jovens, sentem isso na pele. Muitas marcas grandes já perderam o protagonismo. Tudo o que aprendemos até hoje, a visão de cliente e de consumidor, é fundamental. Como é fundamental entender a mudança que a tecnologia trouxe: novos meios e novos comportamentos”, afirma Lindenberg, que se confessa feliz por estar voltando para uma agência em que vai trabalhar com comunicação de um jeito e em condições bem diferentes das que viveu no passado.
Agora, é sentar e trabalhar. Tanto Lindenberg quanto Loes preferem não fazer muitos discursos, mas apenas colocar as mãos na massa para ter, aí sim, muito o que dizer dentro de alguns meses.
Um pouco de história
Na Leo Burnett, Loes como presidente e Lindenberg como vice-presidente de criação, conquistaram prêmios importantes e protagonizaram um tripé entre administração, financeiro e criação que transformou a agência em hub para a América Latina, nona colocada no ranking brasileiro e quarto maior escritório da rede no mundo.
Loes também atuou na Dentsu, McCann Erickson e na JWT, enquanto Lindenberg trabalhou nas agências W/Brasil, DPZ e Talent. Lindenberg criou campanhas memoráveis como Bonita Camisa Fernandinho, para USTop; Cachorrinho da Cofap, de Magneti Marelli; Quebradeira, para Golden Cross; e assinou o comercial Tributo ao Tempo, da Visa. Em seu portfólio estão projetos para Itaú, Fiat, Unibanco, Johnson & Johnson, Subaru, O Boticário, Avon, GM, Alpargatas, Ford, Mercedes-Benz, Procter & Gamble, Coppertone, Kaiser, Unilever e Nestlé, entre outros anunciantes.