Após apagão nos EUA, serviços de nuvem da Amazon ficam fora do ar

Mais de 500 aplicativos apresentaram falhas globalmente

Na manhã desta segunda-feira (20), uma falha nos serviços de nuvem da Amazon Web Services (AWS) afetou o funcionamento de diversos aplicativos e sites ao redor do mundo.

Segundo a companhia, o problema teve origem na região US-East-1, no estado da Virgínia (EUA). A falha ocorreu após um apagão em centros de dados da AWS, que afetou servidores usados por empresas de diferentes setores.

A plataforma Downdetector registrou a instabilidade de mais de 500 serviços, incluindo Mercado Livre, seu sistema de pagamento Mercado Pago e Wellhub, esses três primeiros também com impacto no Brasil, além de Fortnite, Alexa, e ferramentas corporativas que dependem da infraestrutura da Amazon.

Em nota publicada em seu painel de status, a AWS informou: “Estamos investigando aumento nas taxas de erro e lentidão em múltiplos serviços da AWS na região US-East-1”. Horas depois, a companhia atualizou o comunicado: “O problema subjacente de DNS foi completamente mitigado e a maior parte das operações dos serviços da AWS está funcionando normalmente.”.

A empresa afirmou que o tráfego foi redirecionado para outras zonas de disponibilidade e que o sistema foi restabelecido no mesmo dia, após o reparo do problema de DNS.

(Crédito: Foto de Daniel Nyoka no Unsplash)