Entidade dos anunciantes volta a integrar as instâncias decisórias do Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário

A ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) está de volta ao Cenp (Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário). Em uma reunião da diretoria executiva, nesta quinta-feira (30), a entidade ratificou seu retorno ao Fórum, depois de uma ausência de pouco mais de dois anos por divergências na condução do Cenp na época. Como entidade mantenedora, a ABA volta a integrar as instâncias decisórias do Cenp, como o Conselho Superior, a Diretoria Executiva e a Assembleia Geral Extraordinária, além de Comitês e Grupos de Trabalho. O anúncio foi feito durante o CenpHub, evento que ocorre em São Paulo.

O movimento reflete as mudanças da nova gestão do Cenp, que começou em dezembro de 2021, quando Luiz Lara assumiu como presidente do Conselho Superior.  “A ABA tem um papel de protagonismo no nosso mercado e sua volta deve ser celebrada. Estamos trabalhando juntos para o desenvolvimento de um mercado mais plural, dinâmico e transparente. É uma convergência de interesses e contar com o olhar do anunciante nesse processo vai fortalecer a construção do novo Cenp”, diz Lara.

Nelcina Tropardi (ABA) e Luiz Lara (Cenp) durante o anúncio, no CenpHub/Foto: Divulgação

Para Nelcina Tropardi, presidente da ABA, o retorno ao Cenp vai fortalecer a atuação da entidade na construção de um mercado justo, moderno, competitivo e responsável. “Nos últimos anos, temos nos dedicado a dialogar com lideranças de anunciantes, entidades, veículos, agências e plataformas digitais. O resultado dessas conversas foi o lançamento, em novembro de 2021, do 'Guia de Melhores Práticas ao Mercado Publicitário'. Agora, com a ABA de volta ao Cenp, teremos ainda mais força para fazer avançar nossas bandeiras em defesa de uma publicidade livre, pujante, transparente, ética e responsável”, afirma Nelcina.