Após experiência na Copa, turistas devem voltar ao país
O Brasil parece ter surpreendido os turistas estrangeiros que passaram por aqui nas últimas semanas. Ao todo, 95% do um milhão de visitantes que vieram para o país durante a Copa do Mundo querem voltar. Pesquisa realizada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), a pedido do Ministério do Turismo, mostra que os visitantes estrangeiros ficaram satisfeitos com a hospitalidade brasileira (98%), com a gastronomia do país (93%) e com a segurança pública (92%).
Até mesmo os aeroportos do país, que eram vistos como promessa de caos no início do Mundial, agradaram os turistas: 80% os avaliaram positivamente. O levantamento mostra ainda que 83% dos visitantes tiveram suas expectativas plenamente atendidas ou superadas enquanto estiveram no país. Os jornalistas estrangeiros também saíram do Brasil com uma boa impressão: 82% deles avaliaram a segurança pública como positiva e 88% elogiaram os aeroportos. A maioria (96,5%) recomendaria uma viagem ao Brasil.
Outro dado do levantamento mostra que a Copa do Mundo não ficou restrita somente às 12 cidades-sede: 378 municípios brasileiros receberam visitantes internacionais durante a Copa. O tempo de permanência média desses turistas foi de 13 dias.
Vinicius Lages, ministro do Turismo, declarou que a Copa do Mundo deu uma oportunidade ao país de ampliar a recepção de turistas estrangeiros. “É um número expressivo [os 378 municípios], mostra que o país foi impactado positivamente e consolida o Brasil como um destino turístico internacional”. A pesquisa ouviu 6.627 visitantes internacionais e 438 jornalistas durante o mundial.
Turistas nacionais
Os brasileiros também se movimentaram pelo país durante o torneio. O levantamento mostrou que 3,05 milhões de turistas nacionais visitaram as cidades-sede durante a Copa. Desses, 67% visitaram as cidades pela primeira vez. São Paulo foi o principal estado emissor, com 858.825 pessoas. Em segundo lugar apareceu o Rio de Janeiro (260.527), seguido de Bahia (220.021), Minas Gerais (204.425) e Paraná (65.694).
Os pontos mais bem avaliados pelos turistas brasileiros foram atendimento e receptividade (90,5%) e opções de lazer e turismo (87,2%). O item com pior avaliação foi informação turística, avaliado como positivo por 77% dos viajantes nacionais. A pesquisa ouviu 6.037 brasileiros desde o início da Copa.