Após mais de 50 anos, IVC altera logomarca e também o nome
A nova logomarca ganhou ares de modernidade. Criada pela Loducca, é uma evolução da antiga marca, assinada pelo publicitário Francesc Petit (falecido em 2013), um dos fundadores da DPZ. Nela, a letra “V” foi transformada em um sinal de rubrica, e a letra “C” ganhou uma forma estilizada.
Para divulgá-la, foi criada uma campanha, assinada pela agência Superglue, que envolve anúncios para mídia impressa, peças para internet, redes sociais e e-mail marketing para os filiados do IVC – incluindo aí, além dos veículos, agências e anunciantes. A assinatura que engloba a maior parte das ações traz a frase “A gente verifica para você crer”. E, o novo conceito, é “IVC. A verdade allmedias”.
O órgão também promoverá um road show por agências e veículos. As ações englobam ainda reformulações no website – cujo destaque ficam para informações detalhadas de circulação, inclusive por cidades e regiões do país –, blog e na newslatter semanal do instituto.
AUDIÊNCIA
Em relação a audiências dos meios de comunicação em 2014, o grande destaque ficou para o digital.
No caso dos jornais, a circulação das edições impressas ficaram estáveis (caiu de 4,393 milhões de exemplares para 4,392 milhões). Pois se as assinaturas cresceram 7% em 2014, passando de pouco mais de 2,2 milhões em 2013 para 2,36 milhões no ano passado, as vendas avulsas diminuíram 7,6% (de quase 2,2 milhões para pouco mais de 2 milhões).
Porém, as edições digitais do meio jornal mais do que dobraram. De 2013 para 2014 cresceram 118%, indo de 229 mil para superar a casa do meio milhão. “O maior acesso das pessoas aos dispositivos móveis, como tablets e smartphones – principalmente – faz com que o leitor busque a informação onde quer que ele esteja. E a estabilidade vista no estudo só mostra o que os editores já sabem: as bases multiplataformas das publicações conversam entre si”, afirma Silva.
Em relação às revistas, que tem tido queda de circulação nos últimos anos e visto edições diminuírem consideravelmente e empresas encerrando alguns títulos, refletindo inclusive na participação do meio no bolo publicitário, as edições digitais, segundo o IVC, estão dando um novo fôlego ao segmento. Hoje elas representam 5% da circulação total do meio. O que acaba contribuindo também na circulação e vendas avulsas. O crescimento das edições digitais foi de 42,3% em relação a 2013. Já s vendas avulsas e as assinaturas, mesmo se beneficiando deste aspecto, tiveram retração de 19,8% e 3,2%, respectivamente.
Já a auditoria de websites – a maior parte deles composta por publishers de conteúdo impresso e digital – teve como aspecto principal em 2014 o crescimento do acesso mobile. Em janeiro de 2014, 13% dos sites eram acessados via tabletes e smartphones. Em dezembro, o número já era de 27%, sendo 23% via smartphones. “Quando o mercado nos demandar auditoria de aplicativos, poderemos ver números ainda mais expressivos desse crescimento”, acredita Silva.
NOVIDADES
Uma das novidades apresentadas pelo IVC foi justamente o projeto técnico que viabilizará a auditoria de aplicativos, que já está aberto a filiações. O serviço consiste na análise da utilização dos app, com captação de dados armazenados no dispositivo do próprio usuário no momento da interação. Durante a auditoria, essas informações são confrontadas com os dados reportados pela ferramenta de web analytics utilizada pelo editor.
O órgão também lançou serviço de auditoria de streaming de áudio e vídeo, destinado principalmente às webradios e Smart TV. E anunciou a ampliação do escopo de atuação em relação a auditoria de eventos, projeto recentemente normatizado pelo instituto e que se faz necessário pelo próprio mercado – segundo a Abeoc (Asociação Brasileira de Empresas de Eventos), o setor cresceu 80% em 2013. “Os eventos desempenham papel importante na construção de marcas. E é importante que agências e anunciantes tenham números confiáveis daqueles em que pretendem investir”, explica Silva.
Por fim, o IVC lançou nesta manhã o Total View, nova ferramenta de consulta onde será possível levantar rapidamente a participação e relevância de cada meio de comunicação em diferentes mercados. Os filtros permitem ao usuário visualizar dados de diferentes plataformas dos veículos (tablet, mobile, desktop ou impresso), segmentos de atuação, regiões geográficas, regiões metropolitanas, interior de estados, e período.
A ferramente permite, por exemplo, que o usuário visualize as informações de mais de um veículo para criar, por exemplo, um banco de dados de uma campanha. “A necessidade de criar o Total View foi percebida pelo instituto após estudos realizados no segundo semestre de 2014 com os profissionais de Mídia das agências”, conclui Silva.