Após a crise com o Gran Prix da DM9, o festival anunciou um Código de Conduta
Na última sexta-feira (27), o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions anunciou uma série de novas medidas para reforçar a cuidado da premiação com o crescimento do uso de inteligência artificial.
A questão se alarmou após a polêmica envolvendo a DM9, que teve o Grand Prix de Creative Data retirado pelo uso de material manipulado por IA no videocase 'Efficient way to pay', criado para a Consul.
Segundo o festival, o conteúdo utilizado simulava eventos e resultados da campanha de forma imprecisa, violando as regras e comprometendo o julgamento do júri. A retirada do prêmio foi feita em comum acordo com a agência, que voluntariamente, retirou outros dois cases inscritos: 'Plastic blood', para OKA Biotech, e 'Gold = Death', para Urihi Yanomami.
O festival anunciou um Código de Conduta reforçado que deverá ser assinado por todas as organizações participantes. As medidas para evitar novos casos incluem:
- Divulgação obrigatória do uso de inteligência artificial como parte do processo de inscrição — sendo que a não divulgação poderá levar à desclassificação ou retirada do prêmio;
- Uso de ferramentas de detecção de conteúdo para identificar eventuais manipulações em vídeos e materiais enviados;
- Formação de um comitê de revisão dedicado, composto por especialistas em IA, ética e integridade de conteúdo.
Além disso, as novas diretrizes podem causar desclassificação, divulgação pública ou retirada de prêmios, quando necessário.
Foto: Alê Oliveira