Após quatro anos, Garoto volta à mídia

 

 

Após quatro anos sem investir em ações institucionais na mídia, a Garoto destina uma verba de cerca de R$ 200 milhões em um trabalho que envolve campanha publicitária, redes sociais, patrocínios e desenvolvimento de novos produtos. Tudo para ativar seu apoio à Fifa e à CBF, em torno da Copa das Confederações, este ano, e da Copa do Mundo de 2014. Construído sobre o posicionamento “Provoque aquele garoto que existe em você”, o projeto “Todos garotos” tem como alicerce um filme na TV e ações na internet, com criação da WMcCann.

No comercial, um jovem adulto, em uma quadra, faz embaixadinha enquanto come um Baton, tradicional chocolate da marca. Nisso, a câmera já mostra o rosto dele, mas de menino. Ele chuta a bola para o meio da rua e sai atrás. Não só ele, como adultos e crianças que passam e trabalham nas ruas, sempre interagindo com alguns dos produtos mais famosos da empresa, também aparecem na peça. A locução, em off, ressalta o posicionamento e lembra que Garoto é o chocolate oficial da Copa do Mundo da Fifa. O filme tem produção da BossaNovaFilms, com direção de cena de Gonzo e trilha da YB. Assinam a criação, pela agência, Victor Martins, Fabiano Gomes, Lusa Silvestre e Mauro Villas, com direção de Washington Olivetto, Carlos Murad “Ia” e Sergio Franco.

Chairman da WMcCann e CCO da McCann Worldgoup América Latina e Caribe, Olivetto diz que seu cliente lançará uma estratégia de mídia interessante durante a Copa das Confederações, integrando o on e offline. “Teremos o filme institucional, na versão de 60 segundos. Logo em seguida entre um comercial de outra marca e, na sequência, mais uma produção – só que de apenas 10 segundos – da Garoto, onde o menino que protagoniza o filme irá convidar o consumidor a entrar na fanpage da empresa e ver outras versões do comercial”, explica. “No total, são cinco finais diferentes”, completa.

Outra ação na internet convida o consumidor para que ele seja um cocriador dos produtos da Garoto, por meio da promoção “Chocolate Oficial da Copa”, criada pela G2 e que irá promover um concurso para eleger o novo sabor a ser lançado pelo anunciante em alusão ao evento. O vencedor ganhará uma viagem para conhecer a fábrica da companhia, no Espírito Santo.

Retorno

Olivetto também se diz feliz por essa volta da Garoto à mídia com força total. “Tenho uma ligação emocional muito grande com eles. Eram meus clientes na W/Brasil, vieram comigo para a WMcCann, mas estavam ausentes da TV com essa força que voltaram agora. São mais de duas décadas de um relacionamento repleto de trabalhos bacanas”, diz, lembrando também do prazer de fazer uma campanha ligada ao futebol: “Algo que eu sou apaixonado”, ressalta o fanático torcedor corinthiano.

Em relação à integração das mídias on e offline na trajetória da marca, os desdobramentos iniciais ao longo da ação já começam a dar resultados. Como retorno imediato, passada uma semana do início da veiculação da ação, a Garoto conquistou quase 100 mil novos fãs em sua página no Facebook, ultrapassando a marca de dois milhões de usuários. “Ninguém mais aqui é on e off. Todos fazem tudo simultaneamente”, completa.