APP completa 82 anos e celebra legado para publicidade brasileira

Em 1937, nascia a Associação Paulista de Propaganda, com o intuito de desenvolver o mercado de comunicação. Com expressivo crescimento a partir da década de 1960, anos mais tarde a instituição viria a atuar de forma nacional e adotaria, em 1989, o nome pelo qual é conhecida até hoje: APP (Associação dos Profissionais de Propaganda).

Completando seus 82 anos no próximo dia 29, a APP tem atualmente, como um de seus principais pilares, a valorização e a capacitação dos profissionais da área por meio da promoção de eventos, cursos, seminários e outros formatos de compartilhamento de conhecimento.

Segundo Ênio Vergeiro, presidente da instituição, um dos principais legados do órgão é a sua contribuição para o surgimento de diversas outras associações que regulam e fomentam o setor. “De reuniões da APP, que sempre promoveu encontros de grupos de profissionais para dar andamento às necessidades do mercado, nasceram, por exemplo, o IVC (Instituto Verificador de Comunicação), o Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão), o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) e grupos como os de Mídia, Planejamento e de Atendimento. Por não termos como causa nem as agências, nem os anunciantes e nem os veículos, mas sim os profissionais, mantemos uma relação muito próxima com todas as entidades do mercado”, explica.

Ênio Vergeiro: “Não temos como causa nem as agências, nem os anunciantes e nem os veículos, mas sim os profissionais” (Foto: Alê Oliveira)

Atualmente, a APP é mantida por cotas anuais de agências associadas e pelos apoios aos eventos realizados – não há mais anunciantes ou pessoas físicas pagantes. Além disso, todos os colaboradores, incluindo a diretoria, trabalham de forma voluntária, sem remuneração. “A grande questão da APP é que trabalhamos para construir um futuro melhor para o mercado. Não é só o que estamos fazendo agora, mas o que deixaremos para as gerações futuras”, acredita Vergeiro.

FEST’UP TENDÊNCIAS
Pensando em contribuir com a formação de jovens profissionais, a entidade promove no próximo sábado, 28, a edição 2019 do Fest’UP Tendência. Realizado há 30 anos, o festival universitário será na ESPM, em São Paulo. O evento ocorre em três auditórios, que reunirão mais de 20 palestras simultâneas.

Estarão no local, dentre outros nomes, Shaun McCabe (Insomniac Games Inc.), Alexandre Mutran (TV Globo), Mafê Albuquerque (Skol), Marcelo Nogueira (AlmapBBDO), Kevin Zung (WMcCann), Rafael Urenha (DPZ&T), Monique Lopes Lima (Africa), Leo Longo (Google), Esther Sá e Camila Costa (ID\TBWA), Luciana Schwartz (VML), Fábio Tachibana (Grey Brasil) e Walter Longo (Unimark Comunicação).

Os alunos também terão acesso a mentoria para discutir aspirações e planejar o crescimento profissional; eles poderão ainda participar do workshop Direção de arte: do começo ao fim. A organização do evento preparou ainda uma apresentação bônus na qual o publicitário Diego Oliveira, sócio-fundador da Youpper Insights e professor na área de mídia e inovação da ESPM, vai entrevistar duas crianças. O propósito é que o público possa enxergar questões da atualidade do ponto de vista dessa nova geração.

O Fest’UP Tendências 2019 tem patrocínio de Adstream, Discovery, Uol e Claro. A programação completa e os valores de inscrição estão disponíveis no site da APP.