Apple e Google são as marcas mais inovadoras, aponta estudo
Pelo quarto ano consecutivo, Apple e Google foram consideradas as empresas mais inovadoras do mercado, segundo lista elaborada pela consultoria Booz & Co. O estudo Global Innovation 1000 escolhe as marcas que mais inovam e mais uma vez colocou as duas gigantes da tecnologia no topo do ranking.
A maioria das demais empresas que completam as 10 primeiras posições são ligadas de alguma forma ao segmento tecnológico. Na 3ª posição está a Samsung, seguida pela Amazon e pela 3M. A General Electric ocupa o 6º posto, seguida de Microsoft, IBM, Tesla e Facebook.
Ainda de acordo com o estudo, houve quebra do recorde da quantia investida em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) no ano. Juntas, as mil empresas da lista investiram US$ 638 bilhões em inovação. Isso, porém, não significa que os retornos também tenham chegado a um novo patamar, já que as 10 empresas que lideram o ranking inovaram mais que as 10 companhias que mais destinaram dinheiro à pesquisa e ao desenvolvimento.
“Não dá para ‘comprar’ um lugar entre as melhores. Quando o assunto é inovação, o modo como você gasta é muito mais importante do quanto você gasta”, afirma Barry Jaruzelski, consultor da Booz & Co. Se listadas pela quantia investida em inovação, as empresas dos setores da saúde e de automóveis estariam no topo. Essas duas indústrias, junto dos segmentos de computadores e eletrônicos, respondem por 65% dos investimentos globais em P&D.
De acordo com o relatório, houve um aumento de 22% nos investimentos em inovação entre empresas de software e de internet. A provável razão para esse crescimento, afirma Richard Holman, também consultor da empresa, é a “crescente demanda por produtos e serviços digitais e a criação de novas oportunidades para a inovação”. Em média, as empresas investiram 8,1% do orçamento de suas áreas de P&D em ferramentas para acelerar o processo de inovação, seja na produtividade ou para melhorar os métodos de captação de insights dos consumidores.