Apple está investindo em seu primeiro carro elétrico
Já consolidada no setor tecnológico de smartphones e tablets, a Apple agora quer entrar para o mercado automobilístico e vai lançar seu primeiro carro elétrico em 2019. A empresa vem contratando engenheiros para trabalhar no projeto, que tem o codinome de Titã e já emprega 600 pessoas. O lançamento de um carro seria um investimento ousado e pode ser lucrativo, pois as vendas mundiais do setor automotivo somaram cerca de US$ 2 trilhões em 2014.
No entanto, vender carros é um pouco mais complexo que vender telefones, porque o apego dos consumidores pelos aparelhos é de dois anos em média, enquanto por carros é mais duradouro. Para que a Apple tenha um negócio rentável, ela teria que gerar lucros comparáveis aos de seus produtos atuais. Acontece que a empresa obtém margens brutas em torno de 40% , dificilmente alçançadas por companhias que produzem automóveis em larga escala.
A sua eficiência em desenvolver dispositivos móveis vai ser uma vantagem na conexão de internet do automóvel. Mas os riscos podem ser grandes caso ocorra, como na semana passada, uma invasão de vírus nos aplicativos da Apple. Porém, esses desafios não impedem que as companhias de tecnologia queiram entrar para o mercado automobilístico, como é o caso da Tesla e do Google, com veículos elétricos de alto padrão e carros autoconduzidos, respectivamente.
*Com informações do The Economist e O Estado de S. Paulo