Apple se mantém como marca mais valiosa do mundo
A Apple se mantém intacta como a marca mais valiosa do mundo, como indica o ranking BrandZ – realizado anualmente pela Millward Brown a pedido do WPP. A idealizadora do iPod, do iPad e do iPhone cresceu apenas 1% em seu valor desde 2012, mas o suficiente para manter-se no topo da lista, avaliada em US$ 185 bilhões.
As empresas de tecnologia continuam demonstrando a maior força diante do levantamento. O Google assumiu a segunda posição, crescendo 5% e avaliado em US$ 113,6 bilhões, ultrapassando a IBM – agora terceira, com decréscimo de 3% e agora estimada em US$ 112,5 bi.
Completam o top 10 McDonald’s, em quarto (US$ 90,2 bi); Coca-Cola, em quinto (US$ 78,4 bi); AT&T, em sexto (US$ 75,5 bi); Microsoft, em sétimo (US$ 69,8 bi); Marlboro, em oitavo (US$ 69,3 bi); Visa, em nono (US$ 56 bi); e China Mobile, em décimo (US$ 55,3.
A Prada é a marca que mais cresceu proporcionalmente, valorizando-se 63% desde o último levantamento e chegando a um valor de marca de US$ 9,5 bilhões – o que a coloca como quarta maior marca do setor de luxo e 95ª globalmente. Outra empresa de destaque é a Samsung, principal concorrente atual da líder do ranking – que cresceu 51%, subiu para a 30ª posição e está avaliada em US$ 12 bilhões.
Brasil
Nenhuma marca brasileira aparece no ranking BrandZ de 2013. Bradesco e Itaú, que anteriormente figuravam na lista, estão fora desde 2011. A última a cair foi a Petrobras, que em 2012 ocupava a 75ª posição e não aparece este ano entre as 100, após ver sua marca se desvalorizar 45%, de acordo com a pesquisa.
Segundo Valkiria Garré, diretora-executiva da Millward Brown no Brasil, “o fraco desempenho da economia brasileira e as políticas do governo para estabilizá-la ajudaram alguns segmentos, mas prejudicaram ouros e foram responsáveis pela queda de valor de algumas marcas”.
Na divisão para a América Latina, a Corona assume a primeira posição, que em 2012 era da Petrobras. A cerveja mexicana teve 29% de valorização de marca, chegando a US$ 6,6 bi e assumindo a liderança. O segundo posto é da também mexicana Telcel, de telecom (US$ 6,57 bi), enquanto a terceira posição fica com a brasileira Skol (US$ 6,52 bi), após valorização de 39% no último ano.
A Petrobras aparece na quarta posição, com marca estimada em US$ 5,76 bi, seguida pela varejista chilena Falabella, em quinto (US$ 5,61 bi); pelo Bradesco, em sexto (US$ 5,44 bi); pela colombiana Ecopetrol, em sétimo (US$ 5,13 bi); pela mexicana Claro, em oitavo (US$ 4,45 bi); pelo Itaú, em nono (US$ 4 bi); e pela cerveja colombiana Aguila, em décimo (US$ 3,9 bi).
As 10 marcas mais valiosas do mundo de 2013:
Ranking 2013 |
Categoria |
Marca |
Valor da Marca 2013 ($M) |
Mudança no Valor da Marca |
Ranking 2012 |
1 |
Tecnologia |
Apple |
185,071 |
+1% |
1 |
2 |
Tecnologia |
|
113,669 |
+5% |
3 |
3 |
Tecnologia |
IBM |
112,536 |
-3% |
2 |
4 |
Fast Food |
McDonald’s |
90,256 |
-5% |
4 |
5 |
Refrigerante |
Coca-Cola |
78,415 |
+6% |
6 |
6 |
Telecom |
AT&T |
75,507 |
+10% |
8 |
7 |
Tecnologia |
Microsoft |
69,814 |
-9% |
5 |
8 |
Tabaco |
Marlboro |
69,383 |
-6% |
7 |
9 |
Cartões de crédito |
Visa |
56,060 |
+46% |
15 |
10 |
Telecom |
China Mobile |
55,368 |
+18% |
10 |
As 10 marcas mais valiosas da América Latina de 2013:
Ranking 2013 |
Categoria |
Marca |
Valor da Marca 2013 ($M) |
Mudança no Valor da Marca |
Ranking 2012 |
1 |
Cerveja |
Corona/México |
6,620 |
+29% |
7 |
2 |
Telecom |
Telcel/México |
6,577 |
-22% |
2 |
3 |
Cerveja |
Skol /Brasil |
6,520 |
+39% |
8 |
4 |
Combustível |
Petrobras/Brasil |
5,762 |
-45% |
1 |
5 |
Varejo |
Falabella/Chile |
5,611 |
+7% |
6 |
6 |
Banco |
Bradesco/Brasil |
5,446 |
-19% |
3 |
7 |
Combustível |
Ecopetrol/Colômbia |
5,137 |
+21% |
11 |
8 |
Telecom |
Claro/México |
4,454 |
+3% |
10 |
9 |
Banco |
Itaú/Brasil |
4,006 |
-39% |
4 |
10 |
Cerveja |
Aguila/Colômbia |
3,903 |
– |
– |