Apple transforma design de lojas em patente
Com uma vitória na Corte de Justiça da União Europeia (CJEU), a Apple agora poderá transformar o desenho da fachada de suas lojas em uma marca registrada. A intenção da empresa com o início do projeto, que já durava mais de um ano, é evitar globalmente que a arquitetura fosse imitada por concorrentes ou outros representantes do comércio.
O processo havia sido aberto na Alemanha e, após ter sido negado o direito em questão à Apple, foi encaminhado à corte europeia. A decisão abre precedentes para que outros varejistas transformem o design de suas lojas e a identidade de seu ambiente de vendas em marcas próprias, evitando possíveis cópias. A decisão, porém, deve ficar por conta das autoridades de cada um dos países onde os processos forem abertos.
A Apple é conhecida mundialmente pela preocupação de confirmar suas patentes em todos os mercados onde atua, já enfrentando diversos embates jurídicos por conta disso. No Brasil, recentemente, ela disputou o direito sobre o nome iPhone para aparelhos celulares com a Gradiente, que chegou a lançar um telefone batizado como tal. A empresa de origem americana também já disputou dezenas de patentes de design com sua principal concorrente, a Samsung.