APRO adere à Aliança Sem Estereótipos no Brasil
Adesão prevê apoio às ações de conscientização, levantamento de dados e o fomento de melhores práticas para equidade de gênero nos sets de filmagem
A APRO (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais) assinou a carta de adesão à Aliança Sem Estereótipos no Brasil.
Como nova aliada da iniciativa da ONU Mulheres, a APRO firma o compromisso com ações de conscientização e fomento de melhores práticas para promover a equidade de gênero dentro dos sets de filmagem e maior diversidade nas produções audiovisuais.
Marianna Souza, presidente-executiva da APRO, comenta que a parceria com a ONU Mulheres é extremamente importante e fundamental para toda a cadeia produtiva. "A Aliança Sem Estereótipos já tem um grande engajamento por parte das empresas anunciantes. Nós já vínhamos trabalhando a pauta de equidade de gênero com o FreeTheWork e conseguimos avançar muito no que tange à representatividade de diretoras de cena. No entanto, quando olhamos para o restante do mercado audiovisual e da publicidade e a representatividade em posições de liderança de equipe, vemos que ainda existe um longo caminho pela frente em diversos setores como fotografia, edição e direção de arte, por exemplo”, afirma.
Lançado no festival de Cannes Lions de 2017, a Aliança Sem Estereótipos tem o objetivo de promover a igualdade de gênero na publicidade ao eliminar a reprodução de estereótipos por meio de reflexões e ações conjuntas com os principais agentes do setor publicitário. A iniciativa oferece dados como a pesquisa Todxs, treinamentos exclusivos, participação em eventos, treinamentos internos e produzindo conhecimento por meio de KPIs.
Com uma atuação mais direta com esse público desde a sua criação, a Aliança Sem Estereótipos criou uma rede de troca de informações e experiências, que contribuíram para a construção de campanhas mais igualitárias.
Agora, em um segundo momento, a ideia é expandir o movimento para toda a cadeia produtiva da indústria criativa, inclusive o mercado audiovisual. Daniele Godoy, gerente da Aliança Sem Estereótipos no Brasil, explica que a parceria com a APRO é estratégica para expansão no audiovisual bem como para alcance de mais organizações na publicidade. Com seu compromisso de apoio às ações de conscientização, bem como levantamento de dados e o fomento de melhores práticas que visem promover a equidade de gênero dentro dos sets de filmagem, poderemos criar condições para maior presença de mulheres diversas nas equipes”, diz.
A parceria começa com algumas metas para gerar impacto no setor: ter pelo menos uma diretora na fase de concorrência; porcentagem progressiva na participação de mulheres nas equipes técnicas (20% de mulheres na composição da equipe no 1º ano, 30% no segundo ano e 50% do total no quarto ano); e estimular que as posições de liderança sejam ocupadas por mais mulheres diversas.