Apro divulga comunicado sobre fim de pool na Unilever
A notícia de que a Unilever não vai mais trabalhar com pool de produtoras para filmes publicitários – publicada na coluna Supercenas do propmark – foi vista com bons olhos pela Apro (Associação Brasileira da Produção de Obras Audivisuais).
Em comunicado, a diretora executiva da associação, Sônia Regina Piassa, afirma que a medida poderá influenciar outras empresas que trabalham com o mesmo sistema. “O Brasil é um dos poucos países que ainda se utiliza do pool de produtoras. O sistema não favorece o setor, uma vez que o preço é o principal fator de decisão. Há uma contrapartida de trabalhos garantidos, mas, por outro lado, nem sempre os valores compensam ou estão dentro da tabela do mercado”, explica Piassa.
Entre as produtoras que trabalham com a Unilever estão Margarida, O2, Cine e Bossa Nova. Com a mudança, as agências de publicidade passam a coordenar a contratação dos fornecedores de filmes. O fim do pool em uma das principais anunciantes do País deve ocorrer em março do próximo ano, segundo fontes do propmark. Procurada, a Unilever ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Segue abaixo o comunicado da Apro:
A Apro (Associação Brasileira da Produção de Obras Audivisuais) recebeu com surpresa e contentamento a notícia de que a Unilever deixará de adotar a prática de pool de produtoras em 2009.
Essa movimentação promovida por um dos maiores anunciantes do Brasil é de fato uma boa notícia para as produtoras. Finalmente estamos vendo o controle das compras de filmes voltar para as mãos de quem realmente tem mais qualificação: a agência de publicidade.
Com as mesas de compras ou pool, a definição de qual produtora realizará um trabalho é pura e simplesmente o preço. Qualidade artística, expertise, estilo, entre outros valores intangíveis, são simplesmente deixados de lado.
A Apro reafirma: a mesa de compra e os pools continuam sendo nocivos para o mercado. Esperamos também que a atitude da Unilever se espalhe entre os anunciantes que ainda se utilizam dessas práticas.
Sônia Regina Piassa
Diretora Executiva
Por Daniela Dahrouge