A Apro (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais) lançou comunicado nesta quinta-feira (30), no qual mostra insatisfação sobre pane no site da Ancine (Agência Nacional do Cinema), que teria ocorrido entre a última sexta-feira (24) até esta terça-feira (28). Segundo a Associação, o problema técnico causou prejuízos às produtoras, uma vez que as mesmas não conseguiram, durante o período citado, obter registro para filmes publicitários. Segue a nota da íntegra:

A Apro (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais) vem comunicar ao mercado um gravíssimo problema que as produtoras de filmes publicitários do Brasil enfrentaram da última sexta-feira (24 de outubro) até a manhã de terça-feira (28 de outubro).

Por conta de uma falha técnica no site Ancine (Agência Nacional do Cinema), as produtoras ficaram impossibilitadas de obter registro para filmes publicitários. Sem esse documento, os trabalhos não podem ser veiculados pelas emissoras de televisão, já que não há outro meio para obter o registro.

Como essa não é a primeira vez em que há pane no sistema da Ancine e que todo o mercado publicitário (produtoras, agências e anunciantes) é prejudicado, optamos por tornar pública nossa reivindicação.

É imperativo que a Ancine estabeleça uma prioridade no atendimento a um mercado tão ágil como o do audiovisual publicitário. A Apro propõe ainda que haja um mecanismo alternativo para que as produtoras não sejam prejudicadas ao deixar de cumprir prazos rígidos previstos nos cronogramas por causa de problemas técnicos de terceiros.

A Apro reafirma que se coloca à disposição para trocarmos sugestões de como resolver esse e outros problemas.

Sonia Regina Piassa
Diretora Executiva da Apro