Apro promove aquecimento para D&AD 2019
Os jurados Felipe Mansur (Alice Filmes), Gisela Schulzinger (Haus), Laura Esteves (VML/Y&R), Marcelo Nogueira (AlmapBBDO), Mariana Sá (Rede Globo) e Roberto Coelho (Satélite Áudio), com Joanna Monteiro, CCO da FCB Brasil, integrante do Conselho Consultivo Global do D&AD e Marianna Souza, presidente da Apro
A Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (Apro) promoveu na terça-feira (8), em São Paulo, um evento de warmup para o D&AD. Este ano, o festival acontece entre 21 e 23 de maio em Londres e conta com o apoio da Film Brazil, projeto de internacionalização da Apro junto à Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
A proposta do evento era reunir jurados e participantes brasileiros do festival para que pudessem compartilhar suas expectativas para o festival.
“O D&AD segue sendo extremamente respeitado e reconhecido pelos criativos do mundo pelo seu comprometimento o alto nível criativo dos trabalhos, além dos vários programas para iniciantes, de suas masterclasses para profissionais e de programas de inclusão junto a universidades. E traz esse ano a categoria Craft sozinha. Indo de ilustração a para filme, direção para tipografia em Design e em propaganda”, aponta Joanna Monteiro, CCO da FCB Brasil e integrante do Conselho Consultivo Global do D&AD.
Marianna Souza, da APRO, durante evento de aquecimento para o D&AD 2019
“Tanto nas premiações quanto em nossos programas de aprimoramento profissional e de incentivo a novos talentos, o D&AD sempre reconheceu a qualidade da comunicação brasileira. A parceria com a FilmBrazil reflete a natural importância de difundir parâmetros de excelência criativa. São parâmetros que de fato podem contribuir com melhores resultados de produção audiovisual e com o consequente fortalecimento da imagem do Brasil no mercado internacional”, completou Brandão.
A FilmBrazil apoia o festival e levará um grupo de produtoras brasileiras associadas ao evento londrino. Também irá promover sessões de screenings em algumas agências locais de Londres e um evento de relacionamento no dia 19 de maio, restrito aos jurados do festival e players do mercado londrino.
Marianna Souza, presidente-executiva da Apro, reiterou a importância desta parceria com o festival. “O D&AD é parceiro da FilmBrazil na curadoria do WHEXT, o nosso festival dedicado à produção audiovisual publicitária e, desde a primeira edição, em 2017, vem trazendo mentores do próprio D&AD, da London Film Academy, promovendo uma serie de Master Classes para o nosso mercado”.
Estiveram presentes os seguintes jurados: Felipe Mansur (Alice Filmes), Gisela Schulzinger (Haus), Laura Esteves (VML/Y&R), Marcelo Nogueira (AlmapBBDO), Mariana Sá (Rede Globo) e Roberto Coelho (Satélite Áudio). Joanna Monteiro, CCO da FCB Brasil, integrante do Conselho Consultivo Global do D&D, participou do encontro como representante da organização e fez uma apresentação sobre o festival.
Neste ano, serão 13 os brasileiros na banca julgadora do D&AD. São eles:
- Andre Sallowicz, diretor de criação da agência Adam&EveDDB (Londres), integrante do júri de Direção de Arte;
- Andrea Hirata, VP de mídia da agência Leo Burnett Tailor Made (São Paulo), integrante do Júri de Mídia;
- Bianca Guimarães, VP e diretora de criação da agência BBDO (Nova York), integrante do júri de Direção de Cena
- Carmela Soares, diretora de criação da agência ClemengerBBDO (Melbourne/Austrália)), integrante do júri de Digital Marketing
- Erh Ray, sócio e coCEO (Chief Executive Officer) da agência BETC (São Paulo), integrante do júri de Mídia
- Felipe Mansur, diretor de cena e sócio da produtora Alice Filmes (São Paulo), integrante do júri de Direção de Cena
- Gisela Schulzinger, sócia da agência de design Haus (São Paulo), integrante do júri de Packaging Design (Desgin de Embalagens)
- Laura Esteves, diretora de criação da agência VML/Y&R (São Paulo), integrante do júri de Marketing Direto
- Marcelo Nogueira, diretor de criação da agência AlmapBBDO (São Paulo), integrante do júri de Film Advertising (Filme Publicitário)
- Mariana Sá, diretora de criação da Rede Globo (São Paulo), integrante do júri de Creativity For Good (Criatividade para Causas Sociais)
- Ralph Karam, diretor de criação da produtora Le Cube (São Paulo), integrante do júri de Animação
- Roberto Coelho, sócio-diretor da Satélite Áudio (São Paulo), integrante do júri de Sound Design and Use of Music
- Sergio Gordilho, Copresidente e CCO (Chief Creative Officer) da agência Africa (São Paulo), presidente do júri de Press & Outdoor (Mídia Impressa e Mídia Exterior)