Apro se posiciona contra o BV na produção

A nova campanha da Apro (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais) aborda a ética nas relações comerciais entre as produtoras de publicidade e os clientes com o pagamento do chamado BV (bonificação sobre volume) de produção. A ação institucional visa impactar o mercado publicitário e o grande público. 

https://youtube.com/watch?v=EZQfOEbIxXk

Segundo a Apro, essa é uma das questões de maior preocupação no mercado de produção publicitária atualmente e vai contra os valores defendidos pela associação, que preza por meio de seu Código de Conduta, atualizado em 2016, pela defesa das boas práticas de mercado. Só produtoras que se comprometem a não adotar essa prática são aceitas.

Com criação da AlmapBBDO, a campanha inclui dois filmes e divulgação em todos os canais digitais das associadas da Apro. Os filmes foram dirigidos por Paulo Caruso e Caito Ortiz, respectivamente das produtoras O2 e Prodigo, que formaram uma dupla.

Ao abordar o tema com situações comuns do dia a dia, os vídeos terminam com a  mensagem: “Se isso é errado para você, o BV de produção também tem que ser”, seguida da nova logomarca da Apro, também criada pela AlmapBBDO.

De acordo com Paulo Roberto Schmidt, presidente do Conselho da Apro e sócio da Academia de Filmes, é importante a associação continuar defendendo as melhores práticas de mercado, em especial bandeiras que fortalecem relações comerciais, entrega de qualidade a preços justos. “Combater a cobrança do BV de produção é um dos nossos grandes desafios. A Apro preza por ter regras de compliance aplicadas a todos os membros da entidade, que são proibidos de adotar a prática”, afirma.

Para o conselheiro da Apro, produtor e cineasta João Daniel Tikhomiroff, da Mixer, “os produtores e empresários não podem mais ser complacentes e coniventes com negócios pouco transparentes”. E Heitor Dhalia, conselheiro da Apro, cineasta e sócio da Paranoid, diz que este tema foi fundamental para o reposicionamento da Apro, “razão pela qual, após um ano, a associação volta a falar do assunto, pois achamos necessário reforçar a ameaça ao mercado que a prática significa”, afirma 

Também participaram na formatação do posicionamento da entidade e na concepção da nova campanha Francesco Civita (Prodigo e Iconoclast), Renata Brandão (Conspiração), Alex Mehedff (Hungry Man), Mario Peixoto (Delicatessen) e Rejane Bicca (O2).

FICHA TÉCNICA
Anunciante: APRO
Agência: AlmapBBDO
Título: “Compras” e “Entrevista de Emprego”
Produto: Institucional
Diretor Geral de Criacao: Luiz Sanches
Diretor Executivo de Criacao: Bruno Prosperi
Diretor de Criacao: Rynaldo Gondim
Criação: Rodrigo Almeida, Rafael Gil
Duração: 2×45”
Produtora de Filme: o2 Filmes + Prodigo Films
Direção: Caito Ortiz + Paulinho Caruso
Produtor Executivo: Equipe o2 Filmes e equipe Prodigo Films
Coordenação de produção: Equipe o2 Filmes e equipe Prodigo Films
Assistente de direção: Kaká Gonçalves e Toni Diniz
Direção de Fotografia: Ralph Strelow
Diretor de Arte: Marcos Carvalheiro
Diretor de Produção: Mario Mariotto
Montagem: Marcelo Junqueira, AMC
Pós produção: o2 Filmes e Prodigo Films
Produtora de Som: Raw