Arena do Esporte: Globo faz "esquenta" das Olimpíadas com "Escalada da Velocidade"

Escalada

FOTO – Reprodução/Instagram

Em contagem regressiva para os Jogos Olímpicos de Tóquio, o Rio de Janeiro receberá no dia 12 de janeiro, a Escalada de Velocidade, torneio que vai aproximar os brasileiros da modalidade, que estreia em 2020 nas Olimpíadas. Estarão presentes na cidade a tricampeã brasileira no boulder Camila Macedo (foto), o terceiro colocado do ranking, Stanislav Kokorin (RUS), e a 5ª colocada, Aleksandra Kalucka (POL), entre outros nomes. O torneio é organizado pela X3M, e terá transmissão ao vivo no Esporte Espetacular, da TV Globo. O projeto tem patrocínio do Bradesco, Rexona, North Face e Prefeitura de Niterói.

Cofrinho
Principal clube da América Latina em 2019 depois de conquistar dois títulos em menos de 24 horas – a Libertadores da América e o Brasileirão, nos dias 23 e 24 de novembro -, o Flamengo também pode alcançar outro recorde histórico ainda este ano. Se vencer o Mundial de Clubes, no próximo dia 21 de dezembro, será o primeiro time brasileiro a se tornar bilionário.

Levantamento da consultoria Bons Investimentos revelou que a somatória de premiações pelas conquistas de títulos, além de outras receitas pode alcançar receita de US$ 250 milhões. A venda de atletas, por exemplo, é a principal fonte de renda (45,1%), seguida pelos royalties por transmissões em TV (24,6%), bilheteria (16%) e publicidade (7,9%), entre outros.

Comunidade

O Grupo Globo anunciou na semana passada o lançamento da Player1, plataforma digital que funcionará como ponto de encontro entre gamers que desejam se organizar em ligas. Entre as opções de jogos estão os principais nomes do ecossistema, como League of Legends, Fortnite e Fifa. A ideia é fomentar a criação de comunidades e nova mecânica em que os gamers acumulam pontos, são ranqueados de acordo e recebem moedas digitais que podem ser trocadas por prêmios.

A ferramenta também servirá como um ponto de aproximação entre marcas e consumidores. Isso porque os anunciantes podem patrocinar alguns torneios dentro da plataforma e também ter acesso a dados sobre hábitos de consumo e preferências da base de gamers da Player1. A ferramenta será integrada ao Globo ID, a base de cadastros do Grupo Globo, incluindo Globoplay, G1, globoesporte.com e Cartola FC.

Exposição

Os anunciantes que pretendem veicular sua marca no tradicional Super Bowl vão precisar se apressar. A transmissão da final da liga de futebol-americano detém o espaço publicitário mais caro do mundo, mas, ainda assim, está com seu inventário de mídia praticamente esgotado para 2020. Contrariando os resultados questionáveis na TV – o Super Bowl deste ano, em Atlanta (foto), transmitido pelo canal CBS, teve a pior audiência da década, com 98,2 milhões de americanos -, o canal Fox Sports revelou o esgotamento de todas as cotas de mídia para inserções durante o jogo.

Essa é a primeira vez em cinco anos que algo semelhante ocorre. Programada para o dia 2 de fevereiro, em Miami, a transmissão terá anúncios custando entre US$ 5 milhões e US$ 5,6 milhões para comerciais de 30 segundos, preço superior ao executado pelo canal CBS, em 2019, cujas cotas variaram entre US$ 5,1 milhões e US$ 5,3 milhões.

Inclusão 1


O banco Santander apresentou na semana passada um projeto Beta que permite aos deficientes visuais o acompanhamento de partidas de futebol. O sistema tátil de retransmissão esportiva possibilita que os usuários sigam os movimentos da bola e a trajetória das jogadas. Batizado de Fieeld, o dispositivo foi criado pelo grupo Havas. O projeto faz parte da #FootballCan, plataforma que aposta no impacto positivo do futebol na sociedade.

Inclusão 2
Patrocinador de alguns dos principais campeonatos do mundo, como a Copa Libertadores, a UEFA Champions League e a LaLiga na Espanha, o Santander agora aposta no Fieeld para expandir a paixão de todos os torcedores pelo esporte. Para explicar o funcionamento da ferramenta, o banco veiculou nova campanha que traz a história de Nicko, um brasileiro deficiente visual, torcedor do Palmeiras. Para não perder as partidas, sua mãe narra todos os jogos ao seu ouvido. O projeto agora busca um sócio tecnológico a fim de ampliar seu desenvolvimento e, posteriormente, uma possível comercialização.