Arena do Esporte: Africa e ESPN mostram que NFL vai além da força bruta
Força
A 100ª edição da NFL promete fortes emoções aos torcedores brasileiros. Como detentor dos direitos das transmissões, o canal ESPN criou em parceria com a agência Africa campanha que explora situações que vão além do campo, como a personalidade dos jogadores, rivalidades e as habilidades individuais. O filme busca desmitificar um pouco da ideia de que o futebol americano é só “força física bruta”, mas que também passa por toda uma força estratégica e intelectual.
Com transmissão exclusiva da ESPN na TV por assinatura, a temporada da NFL prevê mais de 130 partidas exibidas, incluindo os confrontos da temporada regular, Wild Card, semifinais, finais de conferência e Pro Bowl. A ESPN também mantém a exclusividade na transmissão do Super Bowl, grande final do torneio, em 2 de fevereiro de 2020.
Tech 1
Os principais ângulos do esporte na tela da Globo serão capturados com apoio de inteligência artificial. Com investimento de R$ 13 milhões, o Grupo Globo passa a ser um dos investidores da Pixellot, empresa que detém a tecnologia. A instalação de seu sistema de inteligência artificial em estádios e centros esportivos no Brasil ampliará a produção de conteúdo esportivo dos principais campeonatos e competições masculinas e femininas, bem como eventos semiprofissionais e esportes segmentados.
Tech 2
Segundo Jorge Nóbrega, CEO do Grupo Globo, o investimento materializa proposta da emissora em se tornar uma empresa mediatech com o uso de tecnologias que aumentem nossa capacidade de produção e distribuição de conteúdo. “A Inteligência Artificial aplicada à visão computacional pode significar uma revolução em eventos esportivos e a Globo quer ser uma das empresas pioneiras nessa tendência”.
Prevenção 1
Vacina Salva. Fake News Mata. Esse foi o mote da campanha da Associação Brasileira de Clínicas de Vacinação (ABCVac) em parceria com o Santos FC, na semana passada. Como foco no combate às informações falsas que circulam na internet, a entidade contou com apoio dos jogadores do clube para uma ação em partida do Brasileiro, contra a Chapecoense.
Prevenção 2
Na ação, os jogadores entraram com as mangas do uniforme arregaçadas e um curativo em um dos braços. A iniciativa, realizada em parceria com a agência Havas Health & You, mostrou que as vacinas são tão seguras a ponto de poderem ser tomadas mesmo antes de uma partida de futebol ou qualquer outra prática esportiva. “Em uma pesquisa recente, quase 60% dos brasileiros que não se vacinaram citaram um motivo relacionado à desinformação. Pelo bem da saúde pública, ações de incentivo à vacinação precisam ser um trabalho contínuo e de todos”, destaca Geraldo Barbosa, presidente da ABCVac.
Cesta
Os fãs de basquete têm um novo canal para acompanhar as novidades de seus times favoritos. A liga NBB Caixa Brasil fechou parceria de conteúdo com o TikTok, plataforma líder mundial em vídeos curtos. Presente em oito plataformas online, entre elas, Facebook e Twitter para transmissões de jogos, o torneio explorará na plataforma o entretenimento e o estilo de vida do basquete, com desafios, lances engraçados e bastidores dos times e atletas, além de quadros especialmente produzidos para
o Tik Tok. Com alcance de mais de um milhão de seguidores em todos os seus canais sociais.
Play
O crescente interesse do brasileiro pelo futebol europeu foi um dos impulsionadores da DAZN no país. Em pouco mais de seis meses de lançamento, o serviço já é o aplicativo de esportes mais baixado nos sistemas Android e iOS, de acordo com a consultoria app Annie. A plataforma de streaming de partidas e torneios ao vivo e sob demanda em diferentes modalidades, como tênis, basquete e automobilismo, também foi a que mais cresceu em downloads nos primeiros três trimestres do ano.
No seu portfólio, destaque para as transmissões da Premier League inglesa (foto) e a Serie A italiana, além de propriedades locais, como o Campeonato Brasileiro da Série C e o Novo Basquete Brasil (NBB). Dentre a produção regional, a plataforma tem investido em conteúdos originais, como a série que mostra os bastidores de grandes times como Corinthians e Flamengo.