Arena do Esporte: New Balance projeta crescimento no Brasil

Cronograma 1
A New Balance apresentou na semana passada as estratégias globais da marca na país. Com foco no segmento de running, a companhia americana trouxe seus novos patrocínios de atletas, assessorias e corridas no Brasil, além do lançamento do 1080v10, seu novo tênis de performance.

Durante a NB Xperience, Giovani Decker, general manager da marca no Brasil, contou detalhes do planejamento da companhia, que quer ser a marca número 1 de running no mundo e triplicar o tamanho da empresa em território brasileiro. Segundo o executivo, a ideia é atingir US$ 7 bilhões em faturamento global em 3 anos, frente aos US$ 4,1 bilhões atuais, ocupar a posição de terceira marca esportiva e tornar-se a número um em running.

Cronograma 2
Um dos principais pilares da marca será o patrocínio de artistas e atletas, entre eles, o cantor Jaden Smith, além do jogador de futebol senegalês Sadio Mané e o jogador de basquete Kawhi Leonard. No Brasil, o investimento será quatro vezes maior, sobretudo, no patrocínio de provas de rua e de atletas, além da abertura de novas categorias antes trabalhadas apenas no exterior, como skate, tênis e futebol.

Sob o mote We Got Now, a campanha da marca terá no Brasil como representantes os triatletas Igor Morelli (foto), Bruna Mahn (foto, ao centro) e André Lopes, além de Vittoria Lopes em distância olímpica. Os novos patrocinados foram apresentados por Mariana Pires, gerente de marketing da New Balance na semana passada.

Nova direção 1

Andressa Alves tem contrato global com a Nike

A Nike está deixando sua operação local na América Latina, entregando o negócio próprio para a gestão de terceiros. O anúncio foi feito na semana passada, e impacta diretamente o mercado brasileiro. O grupo SBF, detentor da rede de artigos esportivos Centauro no país, comprou a operação da marca americana pelo valor de R$ 900 milhões. O acordo de licenciamento é válido por 10 anos e dá exclusividade na distribuição de produtos no país, além do gerenciamento do ecommerce nike.com.br e das lojas físicas da Nike. Uma holding à parte será destinada à gestão da Nike no Brasil, uma vez que o grupo SBF terá a responsabilidade de distribuir a marca também para outros players.

Nova direção 2
Procurada, a assessoria de comunicação da Nike informou que os patrocínios globais com parceiros brasileiros seguirão sob responsabilidade da própria companhia americana. Esse é o caso dos acordos com os jogadores Neymar Jr., Philipe Coutinho, Casemiro, Andressa Alves (foto) e Andressinha, além da CBF. Os patrocínios locais, por sua vez, como as negociações com os clubes de futebol, passam a ser feitos pelo SBF. Em nota, o grupo afirmou estar “comprometido em manter todos os compromissos da marca com atletas, clubes e federações no Brasil”. Com a aprovação do Cade e o cumprimento de todas as condições previstas, a transição comercial e operacional deve ser concluída ainda em 2020. Além de Brasil, as operações da Nike na Argentina, Chile e Uruguai seguem com a mesma nova formatação. O Grupo Axo assumirá a operação nesses países.

Nada, pedala e corre

A 29ª edição do Triathlon Internacional de Santos, no domingo (9) conta com nova organização. A agência Norte MKT está expandindo seu portfólio de provas para além das modalidades de corrida de rua e ciclismo com a nova modalidade. A competição tem patrocínios da Hoka One One, Aqua Sphere e Gu Energy. Nesta edição, o Triathlon Internacional de Santos contará pontos para o ranking mundial que definirá os triatletas que disputarão os Jogos Olímpicos de Tóquio, servindo assim como parte da preparação para a disputa no Japão.

Com a participação de 150 profissionais de 20 países, entre eles a brasileira Luisa Batista (foto), a competição também reúne centenas de amadores. Atuando em sete países, a Norte Marketing deve organizar mais de 300 eventos em 2020.

Ranking

Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Red Bull Bragantino e Grêmio lideram o ranking de clubes com maior desempenho nas redes sociais em janeiro. O levantamento feito pelo Ibope Repucom destacou que os cinco clubes que mais cresceram no período somaram cerca de 1,2 milhão de seguidores. O valor corresponde a 60% do total de novas inscrições nos perfis oficiais dos 50 maiores times do país no período. A pesquisa consolida o fortalecimento das bases do clube rubro-negro, que teve crescimento de 730 mil seguidores em canais como YouTube, Facebook, Twitter e Instagram. O Corinthians somou 207 mil inscritos no período, seguido por Red Bull Bragantino como 75,5 mil novos fãs e Botafogo com 34,5 mil.