Arena do Esporte: Patrocínio do BMG promete novo modelo comercial ao Corinthians
COFRINHO 1
O anúncio do banco BMG como novo patrocinador máster do Corinthians, na semana passada, foi marcado pela troca de farpas entre a instituição financeira e sua concorrente – a Crefisa –, e a promessa de um novo modelo comercial com o clube. Sem patrocinador máster desde meados de 2017, quando o contrato com a Caixa não foi renovado, o Corinthians agora estampará no espaço mais nobre de seu uniforme, o peito da camisa, a logomarca do BMG. Em contrapartida, a instituição pagará R$ 30 milhões anuais ao clube, mas os rendimentos poderão ser superiores. Segundo Luis Paulo Rosenberg, diretor de marketing do Corinthians, um novo produto financeiro será lançado, e quanto maior a adesão dos torcedores, mais ganhos terá o clube. Os detalhes serão apresentados na terça-feira (22) pelo presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, e Ricardo Guimarães, dono do banco.
COFRINHO 2
A notícia sobre o novo contrato movimentou as redes sociais, logo depois de a informação ter sido publicada pelo jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo. Sem confirmar a informação, o BMG usou seu perfil no Twitter para provocar seu concorrente – a Crefisa. Se conseguisse superar a rival em número de seguidores, prometeu dar mais detalhes sobre o patrocínio. A Crefisa não deixou por menos e acusou o BMG de estar com inveja, em referência à recente campanha do Palmeiras e Puma, criada pela agência Bullet. A Crefisa é patrocinadora máster do time.
JOGO DELAS
Reconhecida globalmente depois de conquistar dois Leões no Cannes Lions em 2018 – Bronze na categoria PR e Prata na categoria Glass: The Lion For Change – a campanha #MyNameMyGame (foto) acaba de conquistar apoio da ONU Mulheres. O projeto criado pela agência Africa para a ONG americana Wonder Woman Tech tem como objetivo disseminar conhecimento e barrar o preconceito, abusos e opressão contra mulheres no cenário gamer mundial.
JOGO DELAS 2
Com praticamente 50% do mercado de jogos online sendo consumido por mulheres, a discussão sobre respeito é mais do que relevante. Principalmente porque 100% das mulheres que jogam games por pelo menos 22 horas semanais já sofreram algum tipo de assédio, segundo estudo da Universidade Estadual de Ohio. Com o apoio da agência das Nações Unidas, o projeto entra em nova fase, tendo como objetivo mobilizar a indústria de games em defesa das mulheres. O incentivo à captação de recursos para entidades que atuam no enfrentamento da violência contra as mulheres também é um novo desdobramento da iniciativa. A ideia é fortalecer e ampliar a voz de atores centrais para defesa das gamers.
BIG FOME
O tradicional Jogo das Estrelas, parceria da Liga Nacional de Basquete e da NBA, terá pelo segundo ano consecutivo o patrocínio do McDonald’s. A exemplo do que ocorreu em 2018, a rede de fast food promete distribuir lanches Big Mac para a torcida caso os times NBB Brasil e/ou NBB Mundo ultrapassem a marca de 100 pontos no Jogo das Estrelas. No ano passado, mais de 10 mil lanches foram distribuídos no Ginásio do Ibirapuera (SP). O evento será realizado nos dias 8 e 9 de fevereiro, no Ginásio Pedrocão, em Franca (SP), e conta com patrocínios da Caixa, Avianca, Nike, Penalty, Infraero e McDonald’s e os apoios da Unisal, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e governo federal.
PRAIANO
O Guaraná Poty está diversificando e ampliando seus investimentos no futebol brasileiro. Depois de anunciar há duas semanas o patrocínio ao Corinthians, agora é a vez de o time de base do Santos contar com o apoio da empresa. O contrato para 2019 prevê a marca estampada na barra traseira das camisas dos Meninos da Vila.
Endorfina criativa
“Sem ter o perfil de esportista e gostar de academia, praticar exercícios sempre foi tão desafiador, até eu descobrir o Airsoft. O esporte estimula o raciocínio lógico, a tomada de decisão sob pressão, a capacidade de liderança e de atuação em grupo.”
Eden Wiedemann, CEO da Wololo