Arena do Esporte: Umbro eleva futebol brasileiro em campanha global

Nosso jogo 1

A inglesa Umbro lançou na semana passada campanha global que celebra o futebol em todas as suas esferas. O filme reúne os clubes patrocinados pela marca, entre eles, o time de futebol feminino do Grêmio (foto), Santos e Chapecoense. Com o conceito Esse é o Nosso Jogo, a comunicação reforça atributos que construíram a marca ao longo de seus 95 anos, tais como ser uma marca democrática e acessível.

Nosso jogo 2
Com tom emocional, o filme mistura frames extraídos de redes sociais de torcedores e atletas que expressam a paixão pelo futebol – das raízes ao esporte profissional, dos jogadores aos torcedores, do campo para as arquibancadas. Embaixadores da Umbro, como Paolo Guerrero e a jogadora-mirim Natália Pereira, do Avaí, também são alguns dos destaques.

Maratona 1

Finalizada a última etapa do circuito de corridas Bota pra Correr, em Alter do Chão (PA), no dia 16 de novembro, a Olympikus vai intensificar os seus investimentos em patrocínio de corridas de rua em 2020. A fabricante brasileira será a marca esportiva oficial da Maratona Internacional de São Paulo, prevista para o dia 5 de abril. O contrato é de 3 anos. O calendário de ativações inclui ainda a renovação do patrocínio da Maratona Internacional do Rio de Janeiro, nos dias 11 a 14 de junho, também por mais 3 anos.

Maratona 2
Depois de atrair quase mil participantes em suas três etapas – além de Alter do Chão, Jalapão e Pantanal –, o Bota Pra Correr também permanece como foco de investimentos no ano que vem. A marca vai manter ativações, treinos exclusivos e duas novas etapas nas modalidades de 10 km e 21 km em 2020. “Nós temos um território nacional fantástico, ainda pouco explorado e apreciado por nós, brasileiros. O Bota Pra Correr Olympikus nasceu com essa missão, e estávamos muito ansiosos com a repercussão da jornada”, destaca Márcio Callage, diretor de marketing da Vulcabras Azaleia, detentora da marca.

A etapa de Alter do Chão foi marcada também pelo lançamento do Olympikus DuoFlow Corre1, o primeiro tênis criado por um time de corredores e experts em corrida no Brasil. Os 370 inscritos ganharam um par do tênis para que experimentassem em primeira mão a novidade. O calçado estará disponível para vendas a partir de dezembro.

Rodada
A promessa de pagar uma cerveja ao amigo caso o clube rival leve a melhor agora será cumprida. É o que promete o novo serviço Rodada Brahma, criado em parceria da cervejaria com o Zé Delivery. A iniciativa funciona da seguinte maneira: o torcedor seleciona a partida do seu time de futebol no site brahma.com.br/rodadabrahma e convida um amigo para o desafio: o time que perder automaticamente paga a rodada de Brahma.

Vale lembrar que a compra é condicional, ou seja, se o seu time perder, seu amigo recebe a promessa. Caso o seu time ganhe, a compra é automaticamente cancelada e você não paga a rodada. O pedido para cada aposta é limitado a R$ 20 (incluindo o frete) e a operação de entrega é feita pelo Zé Delivery.

Igualdade
A Federação Paulista de Futebol, em parceria com a ONU Mulheres, promoveu no dia 16 de novembro o #PlacarPelaMudança durante partida entre São Paulo e Corinthians. A final do Campeonato Paulista de Futebol Feminino serviu como pano de fundo para uma reflexão indigesta, mas necessária: segundo dados do IBGE, o salário médio de uma mulher é 20,5% inferior ao de um homem no Brasil.

Quem acompanhou a transmissão ao vivo pelo canal FPF TV, no YouTube, percebeu uma mudança no placar da partida. Em ação criada pela BETC/Havas, o resultado da grande decisão foi alterado, sendo subtraídos os mesmos 20% do valor de cada gol marcado: dessa maneira, quando o Corinthians abriu o placar em 1×0, o marcador mostrava 0,8 e assim por diante até o final de 3×0 ou 2,4×0. “Estamos lutando pelo reconhecimento não só do futebol feminino, mas também pela igualdade de gênero. Para que as mulheres tenham sua representatividade e importância reconhecida no mercado de trabalho”, explica Andrea Siqueira, diretora-executiva de criação da BETC/Havas.