Argentina PBA faz contratações para fortalecer operação brasileira
A produtora argentina PBA (Primo Buenos Aires) anuncia a entrada do produtor-executivo Nivio Alves de Souza e do diretor de cena Nixon Freire ao completar cinco anos de operação no Brasil.
Freire ingressou na publicidade em 2012 como fotógrafo e passou a atuar como diretor de cena em 2013. Ele dirigiu trabalhos para várias agências brasileiras, entre elas Africa, GTV e Lew’LaraTBWA, além de videoclipes e documentários.
Santi Dulce, Markinhos Fagundes, Fernando Fanucchi, Nivio Alves de Souza e Nixon Freire (em pé); ROG e Mayra Gama (sentados)
Já Souza volta à PBA depois de alguns anos – ele esteve na produtora quando esta iniciou suas operações no país, em 2011, e depois trabalhou, por quatro anos, como diretor de atendimento na Zohar.
Na época, o início foi com o nome PBA Cinema e pelas mãos dos argentinos Nico Perez Veiga e Martin Kalina e da diretora-executiva brasileira Mayra Gama. Os dois diretores formavam a dupla Nico & Martin, e havia ainda no cast Felipe & Pancho, Luis Mermet, Santi Elias e Jonathan Gurvit.
Em 2015, entraram o diretor de cena brasileiro ROG – o primeiro brasileiro a ter uma atuação internacional para a produtora – e o diretor argentino Santi Dulce, radicado no Brasil.
Entraram também na empresa Markinhos Fagundes, no atendimento, e Fernando Fanuchi, nacoordenação de produção. As novas contratações são resultado de um estudo que procura por pessoas-chave para acelerar o crescimento da produtora.
“É muito bom voltar à PBA neste momento em que a produtora. Nossa lista de diretores é rica, com vários estilos, o que nos permite competir em todos os bons roteiros”, disse Souza.
O último ano foi produtivo: foram 25 filmes no Brasil, consolidando a posição como um dos grandes players do setor. Entre os trabalhos, a campanha de Brahma (Ambev), criada pela Africa, que contou com os filmes Pilsen, Extra, Zero e Chopp, dirigidos por ROG, e o comercial Saudável mais gostosa, da F/Nazca S&S para Sadia, com direção de Luis Mermet.
A performance global também tem sido boa: a PBA inaugurou operação em Barcelona e possui sedes em Los Angeles, Santiago, Buenos Aires e Madri. Fazem parte do cast no Brasil, além de ROG; Dulce, Souza e Mermet; Nico Perez Veiga; Martin Kalina; Felipe; Jonathan Gurvit; Luisa Kracht; Brian Kazez; Pato Martinez; Sepia; Santi Elias e Gustavo Taretto.