Arnold Schwarzenegger aponta combustível fóssil como vilão
Arnold Schwarzenegger foi o primeiro a se pronunciar no Fórum Mundial de Sustentabilidade, que teve início na manhã desta quinta-feira (24) e se estende até sábado (26), em Manaus. O evento, iniciativa do Lide com realização da Seminars e patrocínio master da Nestlé, é o segundo realizado no formato, reunindo especialistas e personalidades engajadas para discutir práticas sustentáveis nas mais diversas áreas.
O ex-governador da Califórnia, que veio acompanhado do cineasta James Cameron, outro defensor de soluções sustentáveis, apontou como principal vilão os combustíveis fósseis e mostrando a importância em se buscar recursos renováveis que funcionem em substituição aos convencionais. “Estamos aqui pela mesma questão. Sabemos que nos últimos séculos utilizamos combustíveis fósseis para tudo e eles causaram muitos problemas, como morte e poluição. Agora, temos o poder de mudar isso, usar recursos presentes acima da terra, como o sol, o vento e a água. Reuniões como essa ajudam aqueles que se dedicam à causa a dividirem informações, discutir e encontrar soluções”, salientou Schwarzenegger.
“Tudo tem que ser o mais inclusivo possível. Nos Estados Unidos, tenho me dedicado a unir republicanos e democratas a entrarem em um acordo para lutar por um futuro energético verde. O Brasil está criando um futuro positivo nesse sentido e tem muito potencial para isso, com alternativas como a utilização dos rios e o etanol”, acrescentou.
Mostrando de onde vem seu conhecimento e engajamento quanto à sustentabilidade, o ex-governador citou iniciativas que auxiliaram o estado americano da Califórnia a evoluir na questão, procurando ilustrar como é importante começar cedo a se preocupar.
“Começamos a utilizar recursos renováveis na Califórnia há muito tempo, por isso alcançamos grande sucesso por lá, especialmente com a energia solar. Quando assumi em 2003, tínhamos a meta de utilizar 20% de energia renovável até 2017, conseguindo adiantar a marca com sucesso para 2010. Agora estabelecemos que, até 2020, essa porção deve crescer para 33%, sem contar recursos hídricos – que devem representar mais 15%. Estamos construindo a maior estação de energia solar do mundo na Califórnia, o que nos enche de orgulho”, detalhou Schwarzenegger.
Completando o discurso do amigo e companheiro em filmes de grande sucesso, como Exterminador do Futuro e True Lies, James Cameron ressaltou a relevância do engajamento da população, bem como o potencial brasileiro para liderar processos globais de sustentabilidade e a pluralidade local de recursos. “Devemos trabalhar para que todas as pessoas ao redor do mundo estejam engajadas em trabalhar a favor de iniciativas sustentáveis. O Brasil tem se colocado de forma única como líder de algumas delas, e conta com uma variedade de opções para resolver questões energéticas e seu trabalho para encontrar soluções e preservar as florestas tropicais podem se tornar exemplos importantes a serem seguidos”, pontuou Cameron, que relacionou ainda o sucesso econômico a boas práticas sustentáveis. “Pode se imaginar que dedicar à sustentabilidade pode ser prejudicial economicamente, mas é exatamente o inverso. Se o crescimento econômico não for sustentável, será frágil como um castelo de areia. Todos estão olhando para o Brasil para poder se espelhar positivamente nas duas questões”, concluiu o cineasta.
O fórum contará ainda com a presença de diversos palestrantes nacionais e internacionais, com destaque para Richard Branson, fundador de presidente do Grupo Virgin; e Bill Clinton, ex-presidente dos Estados Unidos.
por Karan Novas