Artista plástica Mary Carmen Matias abre exposição
A artista plástica Mary Carmen Matias abre, no próximo dia 19 de fevereiro, a exposição ‘Mary Carmen Matias – Modulações’, no Espaço de Exposições do Sesi-SP. A mostra tem curadoria de Denise Mattar e traz 26 esculturas inéditas feitas em aço e alumínio. Haverá uma sessão “preview” para convidados nesta quinta (2).
A mostra trará um ensaio fotográfico e um vídeo do processo de criação das peças. “Mary Carmen começa seu trabalho com o gesto, com a manipulação de arames, para criar as maquetes que são a base de suas esculturas. E é desse gesto, desse diálogo das mãos com o material, que nascem suas formas. São torções, distensões e retesamentos cingindo o ar. São gestos quase sensuais, que apertam, enrolam, acariciam e enovelam a linha. Depois vem a escolha do elemento que irá corporificar esses movimentos: alumínio ou aço? Tubos finos ou encorpados? Fitas ou chapas? E cada escolha revela de forma diversa a plasticidade do espaço. Vem, então, a materialização: o embate, a dobradura, o corte, a fundição: o metal domado. E finalmente a escultura plena com reflexos nas curvas, brilho nas formas e a luz escorregando pelas linhas”, diz Denise Mattar.
“Olhar o material, distanciando-o da sua dureza e solidez, nele intervindo e produzindo uma mensagem oposta, ao criar leveza e envolvimento, é o meu objetivo e a minha forma de expressão. A matéria transformada nos diz algo e nos faz refletir”, afirma a artista. Mary Carmen já teve suas obras expostas em locais como o Museu Brasileiro da Escultura (MuBe), no Centro Brasileiro Britânico, no Espacio Uruguay do Banco de la República Oriental del Uruguay e no Memorial da América Latina.
Já Denise Mattar foi curadora do Museu da Casa Brasileira de São Paulo (1985 a 1987), do Museu de Arte Moderna de São Paulo (de 1987 a 1989) e do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (de 1990 a 1997). A mostra ‘Modulações’ vai até 19 de março, na Galeria de Arte Sesi-SP, com entrada gratuita.