Artistas exibem criações digitais em São Paulo
Mostrar obra de arte na era digital, ou melhor, a própria arte digital é a proposta da 1ª Mostra 3M de Arte Digital. A 3M do Brasil, em parceria com a Elo3, com curadoria de Allan Szacher e consultoria da Editora Zupi, apresentam as criações de dez artistas no Centro Histórico Mackenzie, em São Paulo.
Segundo Szacher, o objetivo do projeto é mostrar a arte tendo o computador como plataforma de criação. “Esse trabalho vem sendo feito há mais de dois anos e começou com uma discussão sobre o que é arte digital. Por isso, convidamos artistas com obras que, em algum momento, passaram por um processo digital”, explicou o curador.
Na mostra, cada artista apresenta três trabalhos de arte gráfica digital, sejam eles autorais ou voltados ao mercado publicitário e editorial. Eles estão expostos em monitores LCD ou projetados na parede. O público também pode testar suas habilidades numa mesa digital que permite realizar ilustrações e exibi-las na parede em frente durante todo o período da exposição. Ao lado também há uma mesa multitouch, criada pela Kosmo.
Para participar da exposição, os artistas deveriam ser publicitários, fotógrafos, ilustradores ou designers. Com passagem pela AlmapBBDO, o diretor de arte Nelson Balaban, que atualmente trabalha como freelancer para Coca-Cola, MTV e The New York Times, apresenta uma ilustração autoral, a capa criada para o catálogo da Patric & Gum Début! e uma ilustração para o estilista Jefferson Kulig. Eduardo Recife, ilustrador que já trabalhou para o The New York Times, The Guardian, HBO e Warner, também está entre os artistas, ao lado de Everson Nazari – mais conhecido como Indio San –, do designer Raul Teodoro, do ilustrador Flávio Bernardes e de Dimitre Lima.
Szacher selecionou dois coletivos para a Mostra: O Animatório, grupo de artistas que trabalham com animação; e o Nitroglicerina, formados pelos diretores de arte Ariel Costa, Lucas Ribeiro e Rodrigo Angello. A ilustradora norte-americana Molly Crabapple e o ilustrador Dan Goldman são as atrações internacionais da exibição. A 1ª Mostra 3M de Arte Digital é gratuita e pode ser visitada até 2 de outubro.
por Maria Fernanda Malozzi