Duas agências se “estranharam” no decorrer da semana por terem criado campanhas semelhantes para seus clientes. A Contexto, que lançou em agosto de 2006 anúncios e comerciais para a Nossa Caixa e trazia o conceito: “a Nossa cantina”, “a Nossa quitanda”, entre outros, foi acusada por plágio pela Artplan, que criou comunicação para o Banco do Brasil que dizia “O banco do Paulo”, “o banco da Maria”.

O processo foi aberto pela Artplan depois que a Nossa Caixa passou a veicular em julho deste ano a segunda fase da campanha em questão. Frente a isso, a Contexto questionou a acusação junto ao conselho alegando que seus anúncios eram anteriores à campanha do Banco do Brasil, que foi ao ar no primeiro trimestre de 2007. O encaminhamento jurídico que o advogado Paulo Gomes de Oliveira Filho, contratado pela Contexto, apresentará ao Conar, também fará referência aos direitos autorais de sua campanha. O advogado pedirá ainda a suspensão da campanha do Banco do Brasil. 

A Artplan constatou o equívoco e seu departamento jurídico prepara agora a retirada da acusação contra a Nossa Caixa do conselho.

Claudia Pereira e Paulo Macedo