ArtRio recebeu quase 50 mil pessoas em sua sexta edição
A sexta edição da ArtRio terminou domingo (2), e recebeu público de cerca de 49 mil pessoas. Realizada pela BEX Produções, a ArtRio contou com patrocínio máster do Bradesco, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, e os patrocínios da AON e do SEBRAE, apoio da Heineken, Minalba, Pirelli e SISTEMA FIRJAN e apoio institucional da Estácio e Klabin. Esta edição focou em trazer para a feira importantes colecionadores e curadores, brasileiros e internacionais. Um grupo de 50 profissionais desses segmentos de países como Argentina, França, Estados Unidos, China, Austrália e Nova Zelândia. Reuniu 73 galerias, de sete países, nos armazéns do Píer Mauá.
Em 2017, a ArtRio será realizada entre os dias 20 a 24 de setembro. As inscrições para as galerias começam em novembro.
“Acreditamos que em 2016 a ArtRio aconteceu no formato ideal, prestigiando a qualidade das obras e das galerias e em total sintonia com o mercado atual. Nesta edição, trabalhamos muito para trazer colecionadores e curadores unindo todos os segmentos dessa engrenagem. Os bons resultados alcançados pelas galerias prova que o mercado de arte continua muito ativo no país. A arte brasileira está muito valorizada e reconhecida internacionalmente e isso é importante para a imagem do Brasil como um país com forte e expressiva produção cultural”, disse Brenda Valansi, presidente da ArtRio.
Pelo sexto ano consecutivo, e desde sua primeira edição, a ArtRio teve a isenção de ICMS na aquisição de peças internacionais compradas por residentes no estado do Rio de Janeiro.
Além de apresentar os grandes nomes da arte mundial, a ArtRio tem entre suas metas também apresentar novos nomes da arte. Um dos programas da feira, o VISTA, é dedicado às galerias jovens, com a apresentação de arte contemporânea emergente, e a ArtRio também realiza o Prêmio FOCO Bradesco ArtRio, destinado a artistas jovens com até 15 anos de carreiras. Os selecionados em 2016 foram Romy Pocztaruk, Ivan Grilo e Jaime Lauriano. Todos receberão residências artísticas e esse ano participaram com suas obras da ArtRio.