As 3 idiotices do marketing digital
Em palestra no segundo dia do Fire Festival, Bettina Rudolph elencou os pontos básicos para uma jornada de sucesso no digital
Prato brasileiro, arroz e feijão possuem uma combinação de nutrientes fundamentais para a alimentação do ser humano. No arroz, por exemplo, existem aminoácidos metionina e cisteína, enquanto o feijão é rico em lisina.
Foi assim – falando sobre o prato brasileiro mais típico –, que Bettina Rudolph, CEO da BR Marketing, começou o seu painel nesta sexta-feira (25), no segundo dia do Fire Festival, em Belo Horizonte (MG).
"O arroz e feijão é o prato básico porque tem uma combinação de nutrientes perfeita para o corpo humano e, assim como na alimentação, o básico também se faz muito necessário no marketing digital", começou Rudolph, que falou para um auditório com mais de 3 mil pessoas. "A firula, no caso, só pode vir depois de um arroz com feijão bem feito", frisou.
Segundo ela, as três idiotices – como chamou – sobre o sucesso do marketing digital são coisas, geralmente, negligenciadas. A primeira delas, no caso, diz respeito ao propósito, ao seu por quê. "Começar pelo por que não é uma coisa bonita, é estratégico", disse. "Se você não tem por que, o seu negócio vai parar", completou.
Ela ainda explicou que a venda de uma estratégia, por exemplo, não inspira nem conecta. Consequentemente, sua audiência é menor. "Agora, se você vende uma ideia, um porquê, um sentimento, você gera conexão, inspiração e fala com mais pessoas", disse.
O segundo ponto elencado por Bettina como algo fundamental nesta jornada é o modelo de negócio adotado. "De nada adianta você ter o porquê se o seu modelo de negócios estiver errado", disse. Por outro lado, ela alerta que esse quesito precisa – e deve – ser mudado com o tempo.
Por fim, o terceiro ponto é o sucesso do cliente. Rudolph contou que, em primeiro lugar – antes de mais nada –, é preciso prometer o alcançável. "Em segundo, entregar o caminho mais curto e fácil para este alcançável."