As boas histórias garantem dramaturgia e seu engajamento
O ator, diretor, roteirista e autor Silvio de Abreu, diretor do departamento de dramaturgia diária da TV Globo, há 40 anos envolvido com novelas, afirma que só boas histórias são capazes de conquistar o público – seja de que idade for. Veja a seguir os principais trechos da entrevista que ele concecedeu ao PROPMARK sobre as telenovelas.
Silvio de Abreu: “Nos últimos anos, abrimos nossa grade para experimentar e evoluir ainda mais em formatos”
Sintonia
Na dramaturgia, através da ficção, falamos da realidade do brasileiro e da diversidade do país, e acabamos promovendo reflexões sobre assuntos do interesse do público. Assim, as novelas acabam sendo um elemento importante de integração nacional num país de proporções continentais – de certa forma, as discussões que as novelas motivam e as emoções que despertam colocam todo o público do país em sintonia.
Evolução
As novelas estão em uma constante evolução. E isso é natural à medida em que a sociedade avança. A novela é um espelho do que está ocorrendo no Brasil e no mundo. E ela acompanha todas essas transformações, do ponto de vista da linguagem, dos talentos, da criatividade e também da tecnologia. Temos visto estruturas narrativas e diálogos mais dinâmicos, tecnologias que permitem contar a história por novos ângulos. Mas sempre tendo a conexão com o público e a relevância do conteúdo para a vida das pessoas como ponto de partida.
Plataformas
As novelas reinam no horário nobre do público, mesmo nesse cenário multifacetado, com players variados, ofertas e formas diversas de consumo de conteúdo. Além de ser um gênero que garante um engajamento de longo prazo com o público. Os números estão aí para reforçar isso. Em 2016, a média do alcance diário das novelas exibidas pela Globo chegou a 66 milhões de pessoas. Sem falar no consumo dos nossos conteúdos em nossas plataformas digitais, pelo Globo Play ou pelo Gshow. Há também uma movimentação muito grande nas redes sociais – diariamente as novelas ou assuntos relacionados a elas e seus personagens ocupam os trending topics, por exemplo. Isso mostra como o digital complementa perfeitamente a experiência de assistir à TV.
Jovens
O público jovem se conquista essencialmente com uma boa história. E isso serve não apenas para o público mais jovem, mas também, e com a mesma importância, para as pessoas que gostam e têm as novelas em seus hábitos de consumo. As novas gerações crescem numa época de maior oferta de janelas de exibição, plataformas. Mas elas estão abertas a tudo, não se fecham, desde que o conteúdo seja relevante para a sua vida, seja de qualidade e cumpra o papel de divertir, entreter e emocionar.
Mudança
Nos últimos anos, abrimos a nossa grade para experimentar e evoluir ainda mais em formatos, linguagens, gêneros e temas. É fundamental ter sensibilidade e delicadeza para abordar qualquer tema mais crítico, mesmo para aqueles que, por alguma razão, estão em evidência na sociedade naquele momento. Além disso, temos os princípios e valores da Globo que norteiam tudo. E o nosso bom senso e responsabilidade.
Futuro
Nestes mais de 40 anos em que trabalho com novelas, pude perceber que o futuro das novelas está mesmo fortemente relacionado ao futuro da sociedade. E que, invariavelmente, elas continuam a interessar e entreter o público. São os movimentos do público e da sociedade que vão orientar o futuro das novelas, a forma de contar boas histórias. Como foi sempre na trajetória da dramaturgia.