As estratégias da Ambev para ter embalagens mais sustentáveis
Iniciativa da companhia tem uma campanha protagonizada pelo jornalista e apresentador Evaristo Costa
A Ambev lançou uma campanha com o jornalista e apresentador Evaristo Costa em que trata dos benefícios das garrafas retornáveis tanto para o meio ambiente quanto para o bolso dos brasileiros, uma vez que o consumidor só paga pelo líquido e economiza até 10%. Por trás da iniciativa, a marca busca ampliar a circularidade das embalagens e tornar a produção mais ambientalmente sustentável.
Para a ação, criada pela CP+B, escolheu embalagens no tamanho de 300 ml e de 1 litro por serem as mais econômicas e escolhidas para consumo em casa, formatos que contam com opções como Polar, Brahma, Skol e Original. Segundo a companhia, o fluxo de retorno da garrafa entre o bar e a Ambev já é consolidado. Com a iniciativa, quer incentivar a operação entre casa e o bar ou casa e Zé Delivery, aplicativo da companhia e que também participa da ação.
"Nós queremos estimular o uso das garrafas retornáveis entre os brasileiros porque entendemos e reconhecemos a importância da diminuição de geração de resíduo para o meio ambiente e na redução do uso dos recursos naturais. No caso das embalagens retornáveis, isso significa que a garrafa será reinserida – de forma segura – nos ciclos de produção das cervejas", afirma Karina Turci, gerente de sustentabilidade em embalagens da Ambev.
É um movimento que, segundo a executiva, tende a contribuir para com as metas de sustentabilidade. Para 2025, a companhia prevê ter 100% dos produtos em embalagens retornáveis ou majoritariamente produzidos com conteúdo reciclado. Atualmente, segundo o relatório mais recente de ESG, consegue reciclar 75,4% dos recipientes de alumínio, 22,1% em PET e 48,9% em vidro.
“Estamos continuamente procurando maneiras de aumentar o material reciclado em nossas embalagens e impulsionar o aumento das taxas de reciclagem, fomentando a circularidade em nossas operações verticalizadas e em nossa cadeia de fornecedores, por meio da recuperação e reutilização de vidro, alumínio e PET”, continua Turci.
Entre os exemplos dessa busca, cita o resultado com o Guaraná Antarctica, que se tornou o primeiro refrigerante a ter garrafas feitas com PET 100% reciclado; e a Colorado, que apresentou uma garrafa de vidro 100% reciclada e feita com caco de vidro, processo que não requer o uso de matérias-primas virgens e contribui para com a redução do uso de energia.