As estratégias do WhatsApp para combater a desinformação nas eleições
Desenvolvida pela AlmapBBDO, ação traz como tema 'Vamos juntos combater as informações falsas'
O WhatsApp dá início nesta segunda-feira (1º) a uma campanha cujo objetivo é dar mais visibilidade às parcerias estabelecidas para combater notícias falsas e aumentar o acesso a informações, de uma maneira prática e segura, direto no aplicativo.
Com o tema 'Vamos juntos combater as informações falsas', a ação foi desenvolvidas pela AlmapBBDO, e as peças terão como foco as parcerias estabelecidas pelo WhatsApp com organizações de checagem de fatos e o assistente virtual criado em conjunto com o Tribunal Superior Eleitoral - TSE, que permite interações para facilitar o acesso a informações e serviços da Justiça Eleitoral.
A campanha será exibida no Facebook, Instagram, YouTube além de contar com veiculações nos principais jornais e revistas impressos, portais de notícias, rádios e mídia out of home durante o processo eleitoral.
Após a experiência nas eleições municipais de 2020, o WhatsApp informou que implementou melhorias para continuar assegurando a integridade das eleições no Brasil. Em cooperação com o TSE, o aplicativo trouxe inovações como a possibilidade dos usuários se cadastrarem para receber, de maneira automática, informações relevantes sobre o processo eleitoral e checagens de notícias falsas.
Também foi renovado o canal de denúncias para denunciar contas suspeitas de realizar disparos em massa no WhatsApp, o que não é permitido nos Termos de Serviço do aplicativo nem na legislação eleitoral desde 2019. Em 2020, do total de contas banidas nesta iniciativa, mais de 64% foram bloqueadas de forma proativa e automática pelo sistema de integridade do WhatsApp, antes mesmo de serem reportadas.
O aplicativo também disse que o contato com autoridades eleitorais regionais foi ampliado de forma a aumentar a capilaridade das informações confiáveis e conectar mais pessoas à Justiça Eleitoral. Já foram estabelecidas alianças com os TREs da Bahia, Paraíba, Paraná e Tocantins, e mais parcerias devem ser lançadas durante o período eleitoral.