As marcas brasileiras mais valiosas, segundo a Interbrand
As 25 marcas que compõem o ranking ultrapassaram o valor de R$ 153 bilhões
A Interbrand anunciou o lançamento do estudo Marcas Brasileiras Mais Valiosas 2022/2023. Repetindo o feito do ranking anterior, as quatro primeiras posições se mantiveram, reforçando a potência histórica de bancos e cervejas no mercado.
Somadas, as 25 marcas que compõem o ranking ultrapassaram o valor de R$ 153 bilhões, representando um crescimento de 6% na comparação com a edição anterior.
No topo da lista está o Itaú, com valor de marca estimado em R$ 44,3 bilhões, seguido respectivamente por Bradesco, com R$ 28,6 bilhões; Skol, com R$ 18,8 bilhões; Brahma, com R$ 13,3 bilhões e, por fim, Banco do Brasil, com R$ 10,3 bilhões, totalizando 75% do valor total da tabela.
Entre os destaques da atual versão do estudo está o Nubank, que estreou na tabela logo após a sua abertura de capital, ocupando a 7ª posição com valor de marca estimado em R$ 3,8 bilhões.
Na comparação com o ranking anterior, a marca que apresenta o maior crescimento é a Renner, com um aumento de 14%. Embora a varejista tenha subido apenas uma posição, de 12ª para 11ª, seu valor de marca saiu de R$ 1,7 bilhões para R$ 1,9 bilhões, fazendo com que a empresa se solidificasse como referência no segmento.
Além da Renner, apenas outras sete marcas apresentaram crescimento de dois dígitos, sendo elas Localiza (13%), PagSeguro (13%), Atacadão (13%), Hering (12%), Assaí (11%), Porto Seguro (11%) e Drogasil (10%). Apesar disso, o varejo, setor que mais cresceu nos últimos anos, foi impactado pela queda significativa do valor de marca da Lojas Americanas, que saiu da 10ª para a 19ª posição.
Embora as informações financeiras utilizadas no estudo sejam referentes aos anos de 2021 e 2022, a força de marca da Lojas Americanas sofreu um grande impacto, que resultou em uma desvalorização de 53%, tendo hoje como valor estimado R$ 844 milhões.
De acordo com a pesquisa, três fatores sofram cruciais para as marcas que apontaram um maior crescimento: alinhamento, empatia e presença. “Alinhamento é o quanto a organização está comprometida com a mesma estratégia. Empatia é o quanto a empresa responde de forma ativa e eficaz aos desejos e necessidades do consumidor. Presença se relaciona ao quanto a marca é considerada e relembrada no momento de decisão de compra”, explicou Beto Almeida, CEO da Interbrand.