A Apple lidera o ranking, com o valor de marca de US$ 947,1 bilhões, seguido pelo Google, com US$ 819,6 bilhões

O estudo global BrandZ 2022, feito pela Kantar, apontou quais são as 100 marcas mais valiosas do mundo. De acordo com a pesquisa, a Apple lidera o ranking, com o valor de marca de US$ 947,1 bilhões, seguido pelo Google, com US$ 819,6 bilhões.

As categorias de Mídia e Entretenimento, Soluções de Negócios, Provedores de Tecnologia e Varejo respondem por mais de metade do valor total da classificação da pesquisa.

De acordo com o levantamento, o valor combinado das 100 marcas globais mais valiosas aumentou em 23%, ou US$ 8,7 trilhões no último ano, destacando a importância da força das marcas ao navegar em uma economia global desestabilizada.

O Mercado Livre é a única marca latino-americana no Top 100 das marcas mais valiosas, ocupando a posição 71º com um valor de UsS$ 29,916 milhões e é a primeira da Argentina a chegar ao ranking Kantar BrandZ desde sua criação, em 2006.

“Os resultados deste ano nos mostram o valor do investimento contínuo nas estruturas de marca e marketing, assim maximizando os retornos comerciais independentemente das condições do mercado”, afirmou Martin Guerrieria, Chefe do Kantar BrandZ.

Veja a lista do Top 10 BrandZ de 2022:

  1. Apple — US$947,1 bilhões
  2. Google — US$ 819,573 bilhões
  3. Amazon — US$ $ 705,646 bilhões
  4. Microsoft — US$  611,460 bilhões
  5. Tencent — US$ 214,023 bilhões
  6. McDonald's — US$ 196,526 bilhões
  7. Visa — US$ 191,032 bilhões
  8. Facebook — US$ 186,421 bilhões
  9. Alibaba — US$ 169,966 bilhões
  10. Louis Vuitton — US$ 124,273 bilhões

O crescimento das marcas

Ainda de acordo com o levantamento da Kantar, 37 marcas melhoraram as suas posições na pesquisa deste ano e mais de três quartos do valor de marcas advém de companhias americanas.

As marcas de Tecnologia e Luxo foram as que mais cresceram na pesquisa, sendo 46% de Tecnologia ao Consumidor e 45% de Artigos de Luxo.

As marcas de Serviços Bancários e Automóveis também demonstraram um crescimento expressivo, sendo 34% nos Automóveis e 30% nos Bancos, enquanto  os setores de Vestuário e Cuidados Pessoais cresceram 20% e 17%, respectivamente.

O relatório completo pode ser conferido no site da Kantar.