As marcas que foram mais bem faladas e lembradas em 2016
Em tempos de redes sociais, um dos principais objetivos das marcas é que os consumidores falem bem delas. A Pointlogic e YouGov BrandIndex Brasil divulgaram o ranking das marcas que tiveram o maior índice de buzz em 2016. No ranking BrandIndex Buzz 2016, O Boticário, que é o primeiro colocado da lista há três anos, é seguido por Netflix, Natura, Google, Nestlé, Facebook, Colgate, YouTube, Oral B e Whatsapp. Na comparação com 2015, Netflix foi a que mais ganhou pontuação: seu score em 2015 era 38,7 e nesse ano passou a 55,9.
Campanha ‘Não é meu pai’, da Almap para O Boticário
O Boticário, que há 12 anos é atendido pela AlmapBBDO, foi lembrado por suas campanhas que saem do lugar-comum, como “Não é meu pai” e “Origem”, ambas sobre o Dia dos Pais, sendo a primeira veiculada em 2016 e tendo como foco a relação de um padrasto e sua enteada; e a segunda, de 2015, protagonizada por uma criança adotada. O anunciante também é atendido, na área de comunicação digital, pela agência W3haus, há cerca de seis anos.
David Eastman, diretor geral da Pointlogic na América Latina, ressaltou que as marcas que se destacaram no relatório têm planos de comunicação bem elaborados e criativos e acertam no uso integrado de canais online e tradicionais.
O BrandIndex é uma pesquisa diária de monitoramento de marcas realizado em 32 países. Desde janeiro de 2013 o estudo mede a percepção dos consumidores brasileiros sobre mais de 250 marcas em relação a 16 indicadores-chave de desempenho (KPIs): Lembrança espontânea, Awareness, Consideração, Intenção de compra, Impressão da marca, Qualidade, Recomendação, Reputação, Satisfação, Atenção, Valor, Buzz , Exposição a boca-a-boca, Ciente atual, Ex-cliente, e Desempenho Geral.
As marcas foram classificadas usando a pontuação do YouGov BrandIndex’s Buzz que compilou as respostas de consumidores à seguinte pergunta: “Se você ouviu falar de alguma marca nas últimas 2 semanas, através da propaganda, noticias ou boca-a-boca, ela foi positiva ou negativa?”. Cada uma das 250 marcas foram avaliadas por 4 mil consumidores, em média. A pontuação do índice de Buzz vai de 100 a -100 e é compilada subtraindo as percepções negativas das positivas.
O estudo BrandIndex Brasil é fruto de uma parceria entre YouGov e Pointlogic. Atualmente, são realizadas 100 entrevistas por dia pela internet no Brasil contemplando 10 categorias de publicidade: Automotivo, Bebidas, Comidas, Companhias aéreas, Comunicações/Mídia/ Tecnologia, Internet, Produtos para cuidados com a pele e cosméticos, Produtos para cuidados do cabelo, Produtos para cuidados pessoais, Serviços financeiros.
Confira o ranking das 10 marcas:
Rank |
Brand |
2016 Score |
1 |
O Boticário |
66,2 |
2 |
Netflix |
55,9 |
3 |
Natura |
52,2 |
4 |
|
50,6 |
5 |
Nestlé |
50,5 |
6 |
|
49,9 |
7 |
Colgate |
49,5 |
8 |
YouTube |
49,4 |
9 |
Oral B |
47,1 |
10 |
|
47,0 |
Veja os rankings por categorias:
Rank |
BEBIDAS |
2016 Score |
1 |
Guaraná Antarctica |
30,2 |
2 |
Coca-Cola |
25,9 |
3 |
H2OH! |
23,1 |
4 |
Del Valle |
18,7 |
5 |
Ades |
15,2 |
Rank |
AUTOMOTIVO |
2016 Score |
1 |
Chevrolet |
37,5 |
2 |
Volkswagen |
34,6 |
3 |
Honda |
32,9 |
4 |
Fiat |
30,3 |
5 |
Hyundai |
30,0 |
Rank |
COMUN./MIDIA/TECNOLOGIA |
2016 Score |
1 |
Netflix |
55,9 |
2 |
Apple |
40,6 |
3 |
Samsung |
34,5 |
4 |
Microsoft |
30,1 |
5 |
Sony |
28,7 |
Rank |
SERVIÇOS FINANCEIROS |
2016 Score |
1 |
Visa |
26,2 |
2 |
Itaú |
23,4 |
3 |
PagSeguro |
22,3 |
4 |
MasterCard |
22,0 |
5 |
Banco do Brasil |
16,8 |
Rank |
COMIDAS |
2016 Score |
1 |
Nestlé |
50,5 |
2 |
Subway |
33,5 |
3 |
Activia |
28,7 |
4 |
Burger King |
28,0 |
5 |
McDonald’s |
19,5 |
Rank |
PRODUTOS PARA CUIDADOS DO CABELO |
2016 Score |
1 |
Dove |
39,1 |
2 |
L’Oréal Paris |
34,5 |
3 |
TRESemmé |
34,4 |
4 |
Pantene |
32,1 |
5 |
Elseve |
25,0 |
Rank |
INTERNET |
2016 Score |
1 |
|
50,6 |
2 |
|
49,9 |
3 |
YouTube |
49,4 |
4 |
|
47,0 |
5 |
|
33,3 |
Rank |
PRODUTOS PARA CUIDADOS PESSOAIS |
2016 Score |
1 |
Colgate |
49,5 |
2 |
Oral B |
47,1 |
3 |
Dorflex |
31,5 |
4 |
Sensodyne |
27,8 |
5 |
Close-Up |
26,2 |
Rank |
PRODUTOS PARA CUIDADOS COM A PELE E COSMÉTICOS |
2016 Score |
1 |
O Boticário |
66,2 |
2 |
Natura |
52,2 |
3 |
Avon |
32,1 |
4 |
L’Oréal Paris |
30,0 |
5 |
Nivea |
29,4 |
Rank |
COMPANHIAS AÉREAS |
2016 Score |
1 |
TAM |
29,5 |
2 |
Azul |
23,4 |
3 |
GOL |
18,4 |
4 |
Emirates |
9,1 |
5 |
Avianca |
8,0 |