As melhores estratégias de construção de narrativas para marcas
Evento Branding@ABA & Record TV reuniu profissionais do mercado para compartilhar insights
Na manhã desta quarta-feira (30), aconteceu o evento cocriado pela Record TV e a Associação Brasileira dos Anunciantes, o Branding@ABA & Record TV com o tema "A Construção da Marca nas Mãos do Usuário".
O encontro reuniu especialistas de agências de publicidade e anunciantes, proporcionando a troca de percepções das mais recentes tendências do setor. A manhã teve início com o painel intitulado "Estratégias para criar narrativas coesas em distintas mídias e plataformas", contando com a participação de Marcela de Masi Nogueira, diretora da ABA e diretora-executiva de branding e comunicação do Grupo Boticário e Thais Passarella, membra do conselho fiscal da ABA e head de mídia no Banco24Horas.
O bate-papo moderado por Andre Kieling, presidente do comitê de branding e conteúdo da ABA e senior brand manager da Bauducco, abriu um debate sobre as melhores práticas para realizar uma narrativa consistente em um contexto multiplataforma - um dos maiores desafios dentro de marcas.
Marcela de Masi Nogueira explicou que consistência "vem de você saber muito bem quem você é [como marca] e considerar que não é sobre replicar mensagens e fazer tudo igual, mas conseguir replicar comportamento em diferentes comos de execução, para que você consiga ser coerente". Deste modo, é possível que uma marca esteja disponível em diferentes plataformas, de diferentes formas e mesmo assim, os consumidores vão ver a estratégia com sentido.
Já para Thais Passarella, o essencial para a construção de boas narrativas é a evolução e conhecer muito bem qual é o seu público, que não necessariamente será o mesmo durante as jornadas.
Nogueira apontou a importância atribuída pelo Grupo Boticário à comunicação direta com os consumidores. "Nosso objetivo é engajar com as pessoas e nutrir relacionamentos; não se trata apenas de transmitir informações, mas sim de estabelecer diálogos significativos", esclareceu.
O aumento dos conteúdos criados por creators também foi destaque no painel, Passarella conta que hoje, qualquer pessoa pode ser capaz de influenciar uma marca. No entanto, ela chama atenção para um ponto: não adianta uma marca querer começar sua estratégia direto com os creators. "É necessário entender como está sua plataforma, qual conteúdo você quer compartilhar e como o creator vai passar a mensagem de forma natural", completou.
Com a expertise dos convidados, o painel deixou novas ideias e estratégias para os profissionais que participaram do evento.