As percepções dos CMOs sobre a IA generativa

De acordo com dados da pesquisa do Boston Consulting Group, 80% dos entrevistados já experimentaram melhorias com a tecnologia

O novo estudo do Boston Consulting Group (BCG), feito em parceria com a Association of National Advertisers (ANA) e intitulado como 'How CMOs are shaping their GenAI future' destacou o impacto da inteligência artificial generativa (GenAI) nas operações de marketing.

Segundo os dados, 80% dos 200 CMOs entrevistados, de diferentes regiões, afirmaram que já experimentam melhorias significativas em automação, velocidade e produtividade com a adoção da tecnologia.

O levantamento também mostrou que a maioria dos profissionais possui sentimentos positivos em relação à GenAI, como otimismo (78%), confiança (75%) e curiosidade (65%), mesmo com 18% deles apontando que ainda são resistentes quanto à tecnologia, representando um aumento de seis pontos percentuais em relação à pesquisa de 2023.

Em relação às pressões para equilibrar a eficiência de curto prazo e os investimentos de longo prazo em transformações digitais, metade dos CMOs tem a adoção de inteligência artificial (IA) e GenAI como uma de suas cinco principais prioridades para o próximo ano e três em cada cinco deles planejam investir, pelo menos, US$ 10 milhões anualmente nessas soluções.

Além disso, cerca de 60% dos respondentes apontaram que esperam um crescimento de, pelo menos, 5% na receita atribuível à GenAI nos próximos três anos.

"Atualmente, metade dos CMOs está utilizando ferramentas de GenAI para criação de conteúdo, especialmente copy de textos e imagens para anúncios em mídias sociais. Assim, o lançamento de campanhas, que antes levava semanas, agora é realizado em horas, com melhorias no engajamento nas principais plataformas e gerando ganhos de eficiência de até 60% em algumas empresas", afirmou Eduardo Leone, diretor-executivo e sócio do BCG.

Desafios
O estudo também apontou para os principais desafios enfrentados pelos CMOs com a implementação da tecnologia e 70% dos entrevistados afirmaram que estão preocupados com o impacto que a GenAI pode gerar na criatividade e na caracterização da marca.

Por isso, cerca de metade dos CMOs revelaram que estão contratando talentos com habilidades específicas da tecnologia com a esperança de manter a essência da empresa.

De acordo com o BCG, a personalização em escala é outro desafio, visto que é necessário um fluxo contínuo de dados capaz de alimentar os modelos de machine learning, proporcionando uma compreensão mais detalhada do comportamento do consumidor.

"Apesar da utilização de GenAI para criar variações de conteúdo ser eficaz, a IA preditiva é primordial para determinar as próximas ações com cada cliente. Por isso, há uma crescente necessidade de focar em áreas estratégicas, como geração de insights de clientes, personalização, segmentação e análises preditivas para maximizar os benefícios da GenAI", finalizou Leone.