"As pessoas querem continuar consumindo, a questão é como"

 

Alê Oliveira

Fabio Coelho, presidente do Google Brasil

Na manhã desta quinta-feira, 31, o presidente do Google Brasil, Fabio Coelho, recebeu na sede da empresa importantes executivos do mercado para um debate sobre a situação econômica do país, que contou com a participação do economista Flavio Amorim e do presidente da Gol Linhas Aéreas, Paulo Kakinoff. Além de lançar um olhar sobre os caminhos que trouxeram a economia e a política brasileira ao atual momento, o encontro se propôs a revelar o comportamento do consumidor diante do cenário.

“As pessoas querem continuar consumindo, a questão é como estão buscando fazer isso”, destacou Coelho ao citar a mudança de comportamento do brasileiro.

Segundo dados do Google, para não abrir mão de hábitos que adquiriu nos últimos anos, o consumidor brasileiro tem buscado, em suas pesquisas instantâneas no site, alternativas para driblar o menor poder aquisitivo no dia a dia. As buscas por termos como “como fazer amaciante caseiro”, “como aprender inglês em casa” ou “como consertar uma geladeira” são exemplos que retratam essa mudança de comportamento. 

“Todos esses elementos são buscas em tempo real de coisas que fazem parte de um processo de investigação mais inteligente. Tudo isso significa que o consumidor quer encontrar uma maneira mais eficiente, mais inteligente, para continuar satisfazendo suas necessidades”, ressaltou Coelho.

Foram apresentados ainda outros aspectos levantados pelo Google que revelam tal mudança de comportamento: hoje o consumidor, para não abrir mão de algumas tecnologias, prefere esperar por promoções, comprar versões passadas de produtos como televisores e celulares ou então buscar por peças usadas – a busca por produtos usados, por exemplo, aumentou 50% no último ano.

Para Coelho, o momento é propício para marcas passarem a usar os dados e a tecnologia a favor na hora de superar a crise. “É a primeira vez na história recente do país que a gente tem a tecnologia tão disseminada. É por isso que essa experiência de compra pode ser muito melhorada”, comentou.